Começou o Outono que também será uma época bem chuvosa


Previsão é que El Niño mantenha os paranaenses encharcados até o Inverno. Na sequência, chegará a La Niña.

Blog Single Estação segue até 20 de junho [Foto Agência Estado-PR]
Desde o final de setembro do ano passado, com a entrada da Primavera, que os paranaenses estão com os guarda-chuvas à mão. Todos os meses na transição 2015-2016 apresentaram um índice pluviométrico acima do período anterior. Segundo a previsão climática do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), como também aconteceu no Verão, o Outono, estação que se iniciou ontem (20), será uma época de cerca de 25% a mais de chuvas.

“Na primeira quinzena, as temperaturas ainda devem permanecer altas, com características de verão, mas diminuem gradativamente”, aponta o meteorologista Cezar Duquia que acrescenta uma diminuição do impacto do efeito El Niño. No Paraná, historicamente, o outono apresenta redução das chuvas e variações bruscas das temperaturas, considerando o relevo e a posição geográfica do Estado.

Ainda de acordo com Duquia, após o El Niño, “vem o efeito da La Niña a partir do inverno e no início da primavera, que também gera alterações climáticas significativas”, observa o meteorologista. Em maio começa o tradicional Alerta Geada, com a emissão de boletins diários disponíveis nas página do Simepar e do Iapar na Internet: www.simepar.br e www.iapar.br.

PautaSJP.com

Compartilhe esta notícia no Facebook: