Câmara Municipal realiza última sessão antes das eleições

Blog Single
Próximo mandato terá 14 eleitos, um a mais, devido ao crescimento populacional

Nesta quinta-feira (02) às 15h, os vereadores realizaram a última sessão ordinária antes das eleições. A partir do próximo domingo à noite haverá uma nova configuração dos representantes do Legislativo.
O mandato 2005-2008 foi marcado pela redução do número de vereadores, por meio de decisão do Tribunal Superior Eleitoral - TSE. São José dos Pinhais deixou de ter 21 vereadores e passou a ter 13 vereadores. Para o mandato 2009-2012, com base na proporcionalidade de moradores e eleitores, haverá mais uma vaga, totalizando 14 vereadores.
Outra mudança ocorre pelo fato do vereador Jairo Melo (PDT) ser candidato a vice-prefeito. Caso os 12 vereadores sejam re-eleitos, mais a nova vaga aberta pelo TSE, dois novos nomes ocuparão o plenário.

Infidelidade partidária
Mas 2008 entra para a história política da cidade devido a mudanças no Legislativo fora do período eleitoral, com a aplicação da lei de infidelidade partidária do TSE, que prevê que os mandatos são dos partidos e não dos eleitos.
No segundo semestre três vereadores perderam seus cargos por meio de processos do TSE para a entrada de suplentes. O vereador Auro Luiz, eleito pelo PSDB, trocou de legenda e foi para o PTB. No seu lugar assumiu o suplente Carlos Machado, do PSDB. O vereador Sylvio Monteiro deixou o PMDB e entrou para o DEM, sendo substituído por Ido Lunelli, do PMDB. O vereador Dozinete Fraga perdeu a vaga para o PMDB por ter se filiado ao PSDB, e no seu lugar assumiu Valter da Silva, do PMDB.
Até o final do ano a Câmara pode ter mais uma mudança. O vereador Ailton de Oliveira (Fenemê) está em processo no TSE por deixar o PMDB e ingressar no PSDB.

Eleição 2008 tem 222 candidatos a vereador
A eleição deste ano possui 222 candidatos a vereador que são representantes de 22 partidos, distribuídos em três coligações: Coligação Siga em Frente São José (PSDB-PP-PMDB-PRP-PSB-PR-PSDC-PPS-PTdoB), do candidato a prefeito Leopoldo Meyer; Coligação São José Melhor (DEM-PHS-PRB-PSC-PSL-PTC), do candidato Sandro Setim; e Coligação Mudar É Preciso (PTB-PDT-PT-PMN-PCdoB), do candidato Ivan Rodrigues. Dois partidos não estão coligados a outras legendas, o PV, do candidato a prefeito Helcio Bino; e o PRTB, do candidato a prefeito Zé do Baú.
Entre os 222 candidatos existem 54 mulheres. As legendas com maior presença feminina são o PSDB e PMDB, sendo sete mulheres inscritas em cada partido.
A legenda com o maior número de candidatos é o PSDB com 25, e as legendas com apenas um candidato são o Partido Humanista da Solidariedade – PHS e o Partido Trabalhista do Brasil – PTdoB.

Atual mesa diretiva e vereadores
Presidente da Câmara, Assis Pereira (PSDB); vice-presidente Walder Mulbak (DEM); 1ª secretária Lúcia Stoco (DEM); 2º secretário Tarcísio Klettemberg (DEM); corregedor Jairo Melo (PDT); demais vereadores, José Vieira (PTB); Marcos Vieira (Marcos da Vidofer PP); Ailton de Oliveira (Fenemê PSDB); Carlos Machado (PSDB); Joel Almeida (PSDB); Valter da Silva (Valter da Comunidade PMDB); Ido Lunelli (PMDB); e Carlos de Castro (DEM).


[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: