Marketing de moda: desejo ou necessidade de compra 03-Oct-08

Em poucos minutos vendedor precisa entender a personalidade do consumidor e despertar nele o desejo de compra


Em poucos minutos vendedor precisa entender a personalidade do consumidor e despertar nele o desejo de compra

Quando realmente precisamos comprar? Essa pergunta leva muitas pessoas a se questionar se realmente precisam consumir, principalmente quando as compras referentes a roupas e calçados, por exemplo, têm como única finalidade seguir a tendência da moda: consumo que não se caracteriza como necessidade básica .
O desafio dos vendedores do varejo, principalmente no mercado de confecções e calçados é criar no consumidor esta necessidade. “Geralmente as pessoas têm necessidade de comprar uma coisa mais básica como um terno preto para uma entrevista, por exemplo, mas o papel do bom vendedor é oferecer mais do que isso e fazer a pessoa sair com várias mercadorias da loja”, explica Lúcia Wander que vai ser uma das palestrantes do PENCI (Programa de Educação Continuado e Inteligente) que será lançado no dia 13 de outubro em Curitiba, pelo Fashion Room Paraná, em parceria com a Ricercato e apoio da Coordenadoria das Associações Comerciais do Sudeste do Paraná (Casciaspar).
Na palestra Marketing de moda: desejo ou necessidade de compra, Lucia vai mostrar como é importante que o vender tenha uma abordagem eficaz para garantir o sucesso das vendas. “Vamos trabalhar com exemplos práticas. O vendedor em poucos minutos tem que ter uma referência da pessoa e durante o atendimento notar a sua personalidade, os locais que freqüenta, se está comprando porque está feliz ou se está comprando porque está triste. Tudo isso ajuda muito nas vendas. O vendedor tem que criar uma relação de cumplicidade com o consumidor e oferecer a ele produtos que vão ao encontro com as suas necessidades”, explica.
Lucia destaca que despertar a necessidade pela compra é a principal função do vendedor, principalmente no mercado varejista onde as pessoas buscam comprar por tendências de moda, ou pelo marketing criado em cima de um determinado produto. “Tudo é estratégico, o vendedor precisa criar no consumidor a necessidade, o desejo pelo produto, mesmo onde ela não exista”, salienta.
O bom atendimento é fundamental para o sucesso nas vendas. “Se a pessoa passou pela vitrine já é um bom sinal, se entrou na loja o consumidor tem algum interesse e se a abordagem do vendedor foi eficiente a venda está assegurada. E essa abordagem é importante para criar um vínculo e garantir novas vendas”, completa Lucia.

Serviço
O primeiro PENCI tem início em Curitiba, no dia 13 de outubro, com os seguintes cursos:
Marketing e Moda: desejo ou necessidade de compra;
Vitrine - uma Ferramenta de Marketing;
Gerenciamento em Liderança para Profissionais de Moda
Perfil do novo Profissional da Moda - O vendedor;
Gestão do Capital de Giro e os Reflexos no Fluxo de Caixa
A Sazonalidade das Vendas de Final de Ano e a Gestão do Fluxo de Caixa
Planejamento Estratégico Anual de sua Loja de Varejo;
Mudando o Conceito de Atendimento ao Cliente;
Pequenos Eventos Grandes Resultados;
Mídia do Tamanho do seu Negócio;
Pequenos Passos para Grandes Transformações;
Auto-Estima da Mulher e o Sucesso Profissional;
Mais informações sobre o treinamento podem ser obtidas pelos telefones: (41) 3018-6955 ou 8879-3966 ou (44) 9126-3306

Sandra Santos
Assessoria de Imprensa

PENCI
Fashion Room Paraná / Caciaspar
41-3307-7008 / 9961-3349 / 9697-3581