TRE SJP fecha total de 170.767 eleitores após um ano de biometria


Recadastramento diminuiu em mais de 20 mil votantes para a eleição de prefeito e vereador. Redução prejudica grupos políticos interessados em segundo turno.

Blog Single Mutirão no Fórum Eleitoral da cidade atendeu a todos que compareceram durante meses
São José dos Pinhais tem três a cinco grupos políticos que estão montando as negociações finais para as convenções partidárias e escolha dos candidatos a prefeito e aos 21 cargos de vereador. Muitos, no ano de 2015, imaginavam que os 190 mil eleitores cadastrados se somariam a mais 10 mil votantes, e a cidade teria segundo turno com 200 mil. O Fórum Eleitoral, após meses e meses de mutirões, nesta semana, fechou os dados da sede do Tribunal Regional Eleitoral com o número de 170.767 aptos para comparecerem nas urnas dia 02 de outubro. O encerramento do atendimento foi quarta (04), e quem não foi ao local só votará em 2018.

A redução e não realização de eleições com segundo turno foi apontada pelo PautaSJP.com em 2015, desde que o município foi incluído na lista de locais a terem o recadastramento. O site cravou máximo de 180 mil aptos a votarem, tendo como base a diminuição em Curitiba com a biometria no ano de 2012, quando 20% não compareceram no recadastramento.

A Câmara Municipal chegou a fazer uma extensa propaganda convocando a população via outdoors, jornais e revistas, mas o empenho não resultou em aumento de votos. Pela curva de projeção nas últimas eleições e crescimento no número de habitantes, os interessados em uma parte 2 nas urnas de São José dos Pinhais terão que esperar, provavelmente, até 2024.

Quem não fez o recadastramento está com o título cancelado, o que pode gerar impedimentos como retirada de passaporte e de cpf, inscrever-se em concurso público e outras dores de cabeça. A sede do TRE de São José dos Pinhais é na Rua Ângelo Zen, 82 – Centro. Informações: (41) 3283-5597.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: