Tocha Olímpica do Rio 2016 passará por São José dos Pinhais


Dia 14 de julho, símbolo esportivo fará parte de trajeto nas ruas com atletas da cidade em apresentação do fogo olímpico pelo centro do município

Blog Single Serão 328 cidades a receber a tocha, como em Recife-PE, nesta imagem [Foto UOL]
O clima dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 começa a tomar forma em São José dos Pinhais. A corrida nas provas da competição esportiva mais importante do planeta, de 05 a 21 de agosto, simbolicamente, começou no início de maio quando a tocha olímpica foi acesa na Grécia e veio para a capital federal no dia 03 de maio. De Brasília, o fogo olímpico passará por 328 cidades, incluindo São José dos Pinhais. A data do evento é dia 14 de julho.

Esportistas da cidade, como a corredora de marcha atlética, Tania Spindler, que disputou as Olimpíadas de Pequim, na China, em 2008 (37ª posição), serão possíveis condutores da tocha pelas ruas são-joseenses. Até o momento, não há informação de um competidor de São José com índice para a Olimpíada na capital carioca, somente na edição paraolímpica, que ocorre semanas depois.


História
O acendimento e valorização da chama olímpica já era um momento importante na organização dos primeiros jogos gregos, criados por volta de 2500 a.C. como uma homenagem a Zeus, o maior dos deuses segundo a mitologia da Grécia. Após retomada dos jogos em um intervalo de mais de 1.500 anos, na Grécia, em 23 de junho de 1894, a primeira edição fora aconteceu em Paris, na França, em 1900. Com alguns intervalos, como na II Guerra Mundial, a Olimpíada reúne milhares de competidores a cada quatro anos e leva o nome das cidades que organizam as competições. O Rio representa a 31ª edição.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: