Rocha Loures desiste da candidatura a prefeito de SJP


Com nomeação do empresário para a direção da Itaipu, pelas mãos do presidente Temer, eleição fica mais favorável ao prefeito Setim

Blog Single Em 2012, Rocha (PMDB) fez 36.446 votos (26,51%) e Setim (DEM) 54.950 (39,97%)
O filho do empresário Rodrigo Costa da Rocha Loures (Rodrigo pai), Rodrigo Santos da Rocha Loures, confirmou para a Gazeta do Povo que o proprietário da Nutrimental, e que era o principal nome do PMDB para as eleições à Prefeitura de São José dos Pinhais, desistiu da campanha. O motivo, um cargo de enorme projeção como diretor da Usina Itaipu Binacional, pelas mãos do presidente interino da República, Michel Temer. Há poucos dias, direto dos Estados Unidos, Rodrigo pai confirmava a pré-candidatura. Rodrigo filho é há muitos anos o 1º secretário de Michel Temer.

A saída de Rocha Loures do processo eleitoral é um banho de água fria nos correligionários do PMDB, pois, há quatro anos, ele foi o segundo colocado com 36.446 votos (PMDB - 26,51%), mais que o prefeito na época, Ivan Rodrigues, 35.354 votos (PSD - 25,72%). Luiz Carlos Setim, depois de ser prefeito de 1997 a 2004, foi eleito com 54.950 votos (DEM- 39,97%).

Esta grande mudança de rumo de Rocha Loures no cenário, em relação aos pré-candidatos mais fortes eleitoralmente, favorece o prefeito Setim, que não gosta da ideia de terminar a carreira política com uma eventual derrota. Agora, o prefeito tem maiores chances de uma possível candidatura para concorrer à reeleição a um quarto mandato.

O prefeito está com sorte no período pré-eleitoral, pois o município não terá segundo turno, o que seria bom para uma oposição. São José fechou o registro biométrico, dia 04 de maio, no Fórum Eleitoral, com o cancelamento de mais de 20 mil títulos e um total de 170.767 votantes. Eram necessários 200 mil para um segundo turno.


Demais pré-candidatos 2016
Dentro do PSDB, os tucanos são-joseenses já tem um pré-candidato a prefeito, sendo o secretário municipal de esportes Tiago Buhrer, que é filho do deputado estadual Francisco Buhrer (PSDB). A concorrência dentro do Partido dos Trabalhadores traz dois nomes como pré-candidatos, sendo o ex-secretário municipal de Trabalho e Emprego, Zé Adilson Stuzata, e a ex-diretora da Secretaria Municipal de Promoção Social, Lindamir Colontonio.


Currículo Rocha Loures
- Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP).
- Fundador da empresa Nutrimental, em 1968.
- Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por dois mandatos, entre 2003 e 2011.
- Vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), de 2005 a 2013.
- Foi professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

PautaSJP.com e informações Gazeta do Povo

Compartilhe esta notícia no Facebook: