Na Semana do Meio Ambiente - Nova polêmica na Câmara de SJP


Depois de projeto de prorrogação de fabricação com amianto, vereadores querem autorizar novamente rodeios de laço. As grandes cidades não permitem mais entretenimento com bichos. Lista contra na internet tem 2.447 manifestações.

Blog Single Em São José dos Pinhais este tipo de prova é proibida, mas isso pode mudar
A sessão da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais terá hoje (09) a votação da prorrogação de projeto lei que trata do fim da fabricação de materiais de construção com amianto. O vereador Ailton Fenemê (PTB), autor da proposta de 2013, voltou atrás no fim da proibição e é a favor de dar mais tempo às empresas, justificando as possíveis demissões. Apesar de parecer contrário do Ministério Público do Trabalho do Paraná, a sessão tem o amianto como pauta, o que pode enquadrar os votantes favoráveis em crime, segundo a procuradora do trabalho, Margaret Matos de Carvalho, que virá à votação para defender a causa. Ainda na área ambiental, outro retrocesso, o retorno dos chamados rodeios de laço.

O Projeto de Lei 705/2016 permite a volta de provas de laço em São José dos Pinhais, o que vai contra a tendência das grandes cidades de autorizar entretenimento com bichos, como no caso de apresentações circenses. Até em Barretos, São Paulo, maior centro de rodeios do Brasil, a Justiça tem tentado impedir este tipo de evento.

Rodeio de laço é considerado menos prejudicial à saúde dos animais em relação ao rodeio de montaria de touros e cavalos, porém, as cordas às vezes estrangulam ou acertam o olho dos bezerros, sem contar o stress por causa da perseguição.

Uma lista contra o projeto na internet já soma 2.447 manifestações. “Não devemos fomentar o divertimento humano e ganhos financeiros através da exploração animal com crueldade”, propaga o abaixo assinado.

https://www.change.org/p/que-seja-vetado-o-projeto-de-lei-705-2016-que-permite-a-realiza%C3%A7%C3%A3o-de-rodeios-e-provas-de-la%C3%A7o-no-munic%C3%ADpio-de-s%C3%A3o-jos%C3%A9-dos-pinhais-pr

Outras informações em breve no PautaSJP.com.

PautaSJP.com

Compartilhe esta notícia no Facebook: