No marketing político venceu a mudança

Blog Single
Diferença entre Ivan, eleito com 39,23%, de Meyer, com 36,99%, foi de 2.708 votos, ou seja, 1.354 votos para empate técnico

São José dos Pinhais teve uma das eleições mais disputadas da história, desde 1992, no enfrentamento entre Antonio Dalgut (situação) e o ex-prefeito eleito na época para um segundo mandato, João Ferreira (oposição), que ganhou por pouco mais que 300 votos. O diferencial é que agora existiam três grupos majoritários, que incluia além do candidato eleito Ivan Rodrigues (47.391 votos - 39,23%), e do prefeito que buscou a reeleição, Leopoldo Meyer (44.683 votos - 36,99%), o filho do deputado Federal Luiz Carlos Setim, Sandro Setim (25.245 votos - 20,90%).
A campanha que se intensificou a partir de julho deste ano, nas ruas, demonstrava que a eleição estaria entre estes três candidatos. No pleito também houve a participação de Zé do Baú (2.262 votos - 1,87%) e Helcio Bino (1.213 votos - 1,%). O vice-prefeito, que formou a chapa Mudar É Preciso com Ivan Rodrigues, é o vereador Jairo Melo (PDT).

Marketing e grupos políticos
São José dos Pinhais apresentou como cenário político três grandes frentes que buscaram a profissionalização, com uma estrutura de marketing formada por jornalistas, relações públicas e publicitários, nunca vista na cidade.
Nesta eleição havia o grupo de Ivan Rodrigues - que tinha vários dissidentes do grupo atual no Executivo, incluindo o próprio candidato, e que se afastaram a partir de 2007 -, com a retórica de marketing tendo como lema “Mudar É Preciso”.
Por meio da saída dos Democratas do grupo do prefeito Meyer em maio deste ano, e outros partidos, se formou a coligação “Por Uma São José Melhor”. E a coligação da gestão do prefeito Meyer com partidos aliados se denominou “Siga Em Frente São José”.
Tendo como base apenas os nomes das campanhas eleitorais, o resultado das urnas ontem (05), apresentou por apenas uma diferença de 2,24%, entre Ivan e Meyer, uma vontade dos eleitores de mudar, em relação a seguir em frente ou melhorar. Entre os partidos aliados vencedores, o Partidos dos Trabalhadores - PT, que sempre foi uma legenda inexpressiva no município, quanto a resultados, e que promete apoio federal do presidente Lula a Ivan Rodrigues nos projetos para o mandato 2009-2012.

Disputa acirrada
Eram pouco mais das 18h na sede do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, da cidade, quando o telão mostrou a primeira parcial, com cerca de 4 mil votos computados, em que o candidato Ivan Rodrigues aparecia à frente do prefeito Leopoldo Meyer, e os dois bem à frente de Sandro Setim, seguido na tabela por Zé do Baú e Helcio Bino. Esta configuração não mudou até o anúncio final do resultado.
Após cerca de 60% das urnas apuradas o retorno das informações para o TRE, a partir do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, deu pane, e a imprensa ficou sem informações. Os resultados eram passados apenas pelos representantes da Justiça Eleitoral para os cadastrados dos partidos. Nas informações oficiais, mas não divulgadas no telão, uma reação de Leopoldo Meyer. Com 91% de votos computados, a diferença que se mantinha em cerca de 4%, passou para 2%.
Perto das 20h30, um dos juízes do TRE entregou a lista com os dados finais para a enteada de Ivan Rodrigues, Ana Borges, que anunciava Ivan como futuro prefeito, com apenas 2.708 votos de liderança, o que representa 1.354 votos para um possível empate técnico. Poucos minutos depois, o TRE apresentou a lista dos vereadores eleitos.

Sem pesquisa
A verdadeira pesquisa ocorreu nas urnas. Segundo a Gazeta do Povo não houve pesquisa Ibope/RPC em São José dos Pinhais, portanto, os eleitores ficaram apenas com as pesquisas não oficiais realizadas pelos partidos.

Coligações e partidos
Ivan Rodrigues - Coligação Mudar É Preciso (PTB-PDT-PMN-PT-PCdoB); Leopoldo Meyer - Coligação Siga em Frente São José (PSDB-PP-PMDB-PRP-PSB-PR-PSDC-PPS-PTdoB); Sandro Setim - Coligação São José Melhor (DEM-PHS-PRB-PSC-PSL-PTC), Zé do Baú (PRTB); e Helcio Bino (PV).

[PautaSJP.com]

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: