“Não sou engenheiro/designer, sou mesmo é inventor”, diz José Setim


Depois de anos em projetos de náutica e fibra de vidro, empreendedor se dedica a bicicletas de madeira e lança a Ecobike

Blog Single José Carlos Setim e o modelo inovador que já pedalou mais de 20 km de teste
São José dos Pinhais tem o seu professor Pardal. Quem conhece o personagem da Disney sabe que se trata de um cientista inventor. A referência às ideias de José Carlos Setim, projetista em São José dos Pinhais de produtos inovadores de uso individual e coletivo, não é por acaso. Habilidoso no planejamento de iniciativas com diferentes materiais, como fibra de vidro, José Carlos neste ano passou a se dedicar a propostas voltadas à mobilidade. A experiência de décadas nas pranchetas, fazendo barcos, lhe credenciaram para inventar bicicletas de madeira, como a Ecobike.

“Sempre gostei muito de bicicletas e por muito tempo pensei em desenvolver uma bike, até que veio a ideia de criar um modelo ecológico. Ela até poderia, em parte, ser feita em uma máquina, mas foi ‘esculpida’ de forma artesanal”, explica José Carlos Setim, também empresário, que chegou a comandar na cidade uma fábrica com mais de 100 funcionários.

As várias criações de Setim, sendo que muitas já foram comercializadas, compreendem desde aparelho de ginástica; casa de boneca montável; filtro de água; mini buggys; casas de madeira montáveis; quiosques tipo lanchonete; lixeira ecológica; barcos de vários tamanhos e lanchas de competição, até outras iniciativas.

O mais novo projeto chamou a atenção do representante comercial Juvelino Bonato, que se associou para planejar a construção da Ecobike. “Viajo por muitos estados e esta bicicleta é única”, resume Juvelino Bonato.

Informações sobre a Ecobike, incluindo o valor de compra, e outros projetos, no celular 9619-1048 e no e-mail jcsetim@hotmail.com.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: