Sesc/Senac inaugura em SJP, hoje (25), a maior sede do grupo no PR

Blog Single
A importância de São José dos Pinhais como o 23º município do Brasil mais rico em Produto Interno Bruto (Ipardes 2010) se completa hoje (25) com a inauguração, ao lado do Aeroporto Internacional Afonso Pena, no antigo Clube Aliança, da maior sede paranaense do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A vinda destas duas entidades, e que formam a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), se completam com outras marcas do chamado Sistema S, presentes na cidade há mais tempo, como o Serviço de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (Sebrae); o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A solenidade para imprensa e convidados ocorre no começo da noite. Na próxima segunda (28), inicia o atendimento ao público, inclusive para divulgar as atividades e cursos a partir de 2017.

São 4.387 m² de instalações do Sesc que permitem atender até 1.025 pessoas por dia. O Senac, por sua vez, possui área construída de 2.566 m² e capacidade para atender a 1.194 alunos por dia. A área inclui um bosque com extensão de 23 mil m², totalmente preservado durante as construções, por onde passam pistas de caminhada e onde foram instaladas áreas de convivência e descanso. O terreno, que era uma concessão de uso ao clube recreativo pela Prefeitura por 20 anos, foi doado via o Executivo para a Fecomércio.


Mais sustentabilidade
Segundo o Sesc/Senac, a adoção de soluções sustentáveis visando a racionalização dos recursos (como água e energia elétrica) e a qualidade dos ambientes para os usuários foi prioridade dos projetos. Destaque para a planta fotovoltaica, a maior do Paraná. Composta por 390 placas, será responsável por gerar pelo menos 40% da energia consumida. Além disso, toda a iluminação da unidade é feita com lâmpadas de led, medida que complementa a economia de energia elétrica.

Entre os fatores inovadores está a instalação de placas solares para o sistema de aquecimento de água, a ser utilizada principalmente para aquecimentos dos chuveiros do ginásio, nas áreas de gastronomia e beleza e também para os vestiários de alunos e funcionários, complementando o sistema a gás.

As janelas e aberturas das instalações também foram pensadas de forma com que gerassem economia de energia, pois propiciam iluminação e ventilação naturais. O método de controle solar por brises – elementos arquitetônicos capazes de controlar a insolação – contribuem ainda para o controle de consumo de ar-condicionado.

A unidade conta também com sistema de reaproveitamento de chuva, captada por meio da cobertura e direcionada para a cisterna, de onde é utilizada para a rega do jardim e para a lavagem da calçada e pisos externos.


Sesc
Entre os ambientes, destacam-se a Academia de Ginástica Multifuncional; o auditório; o Espaço Conexão, para atividades de inclusão digital; a Clínica Odontológica; salas de cursos modulares, além de ginásio com quadra poliesportiva, arquibancada, sala de técnicos, cabine de luz e som, áreas de apoio e avaliação física. Cancha de vôlei de areia e academia ao ar livre complementam as possibilidade de aliar natureza à atividade física.


Senac
A estrutura inclui Café-escola e Cozinha Pedagógica concebidos lado a lado, formando um núcleo de gastronomia; apartamento e loja modelo; ambientes pedagógicos de cabeleireiro e maquiagem, manicure e pedicure, informática, moda e design; salas de aula convencionais, além de biblioteca com sala de estudos para grupos de alunos e local para consultas nos computadores.

Endereço: Avenida Rocha Pombo, 3028.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: