Roney Erthal produz seu painel artístico de número 101


O são-joseense, e um dos grandes nomes da pintura em cerâmica, se inspira em Poty Lazzarotto para embelezar diferentes municípios pelo Brasil

Blog Single Obras do artista plástico foram expostas sábado (17) no Jardim das Artes
Uma cerâmica na parede é uma simples cerâmica. Mas, nas mãos de Roney Erthal, desenhos se tornam pinturas monocromáticas e coloridas que embelezam não apenas São José dos Pinhais. Recentemente, Roney produziu seu painel de número 101, com obras montadas também em Curitiba e outras cidades brasileiras.

Os projetos trazem a história do povo e das localidades em traços simples e sofisticados como fazia o mestre Poty Lazzarotto. “Quando comecei, já fazia referências históricas e as pessoas começaram a nos comparar. Tive a oportunidade de conhecer Poty e frequentar seu atelier escutando dele as possibiliadades técnicas”, destaca Erthal, que é o autor de trabalhos dispostos em ambientes internos, como o mural dentro do prédio da Subseção São José dos Pinhais da OAB/PR, intitulado Largo da Carioca, e fachadas em espaços públicos.

O trabalho original de Roney Erthal é prova de seu talento singular. Autodidata, conta que começou a desenhar em 1989, ‘por acaso’. “Fiz um rabisco, daí um colega viu e me disse pra levar a um crítico de arte”, lembra. No Museu de Arte Contemporânea do Paraná, o ‘rabisco’ foi analisado. “Pediram pra eu fazer outros desenhos e me disseram que eu podia parar de trabalhar em autopeças para viver da arte. Foi o que eu fiz”, recorda Roney Erthal.

Seus desenhos já foram expostos em diversos salões e mostras nacionais e internacionais, como em Paris, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Suas obras ainda se transformam em telas, esculturas, troféus, cartões de natal, ilustrações de livros, embalagens, capa de CD e até selo dos Correios.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: