Após 17 meses, lei de food trucks no espaço público ainda não foi regulamentada em SJP. Empreendedores são-joseenses possuem restrição para atender em Curitiba, porém, o contrário, é mais fácil aos curitibanos.

Blog Single
Era o mês de setembro de 2015 quando uma proposta na Câmara apresentou pedido de regulamentação dos food trucks em São José dos Pinhais, incluindo espaços públicos como parques e ginásios. Passado um ano e meio, a Prefeitura ainda não regulamentou a atividade. O assunto foi tema de sessão na Câmara Municipal nesta semana, já que empreendedores locais possuem restrição para atender em cidades regulamentadas, como Curitiba, de forma que o contrário, quando curitibanos vem prestar este serviço em São José, é mais fácil, pela falta de legislação.

No caso de encontros gastronômicos sobre rodas em locais privados existe uma regulamentação própria. Na última quarta (15), proprietários de food trucks reuniram-se com representantes do Poder Público, incluindo o vereador Luis Paulo (PSB), autor da Lei nº 2650/15, que autoriza esse tipo de comércio no município.

Na ocasião, os participantes discutiram questões que acreditam serem relevantes para que o serviço seja padronizado, proporcionando os mesmos direitos e deveres a todos os donos. “Sempre tivemos o apoio da Prefeitura em eventos realizados no município, mas, com a regularização da Lei, poderemos trabalhar com mais tranquilidade”, afirma o comerciante Airton Garcia.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gian Celli, a pasta já vem estudando o tema há um bom tempo. “Encontramos diversas dificuldades relacionadas à regularização e ainda não chegamos a um consenso, mas acredito que com o apoio dos proprietários e com encontros frequentes poderemos superar os problemas”, diz Gian Celli.

Os comerciantes definirão uma comissão que irá representá-los nos debates sobre a regulamentação. Também está marcada, para a próxima quarta-feira (22), nova reunião com representantes do Executivo e Legislativo.

Nos últimos dez anos, não só pela qualidade e variedade de opções, os food trucks ganharam o Brasil. Quanto às cidades, é comprovado que núcleos de trucks instalados em locais públicos também diminuem o deslocamento das pessoas que vão tomar café, almoçar, lanchar ou jantar, ou seja, menos trânsito.

PautaSJP.com e informações da Câmara SJP

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: