Colônia Murici fará 140 anos e com medalha comemorativa

Blog Single
Os colonos poloneses da Murici, bairro de área rural em São José dos Pinhais, ainda são responsáveis por boa parte da produção de hortifrutigranjeiros também para Curitiba e região. A associação dos agricultores, fundada no começo do século XX, é um dos ícones do empreendedorismo que sempre propagou a cultura da Polônia, país europeu cujos descendentes estão muito enraizados no Paraná. Para marcar a integração com São José dos Pinhais, uma das iniciativas, por meio da entidade Numismatas São José dos Pinhais, é o projeto de uma medalha comemorativa à fundação da Colônia Murici em 1878.

Segundo a Numismatas, cada medalha trará um desenho alusivo à imigração e contará com o patrocínio de empresas que terão seu logotipo no reverso dos objetos. Ao todo, serão produzidos pelo menos dez modelos diferentes, sendo um reverso para cada patrocinador.

As medalhas têm previsão para impressão em 2018, ano alusivo aos 140 anos da Colônia, com venda em site especializado. O lucro obtido na comercialização será destinado a estudos históricos e étnicos da região. Informações com a Numismatas pelo email coloniamurici2018@gmail.com.


Casa da Cultura Polonesa
Os interessados em saber mais da história dos poloneses em terras são-joseenses podem visitar a Casa da Cultura Polonesa, na Rua João Lipinski, nº 1001, Colônia Murici. Denominada Casa padre Karol Dworaczek, o casarão foi construído em 1904 e habitado por freiras até a década de 70. No local funcionava também uma escola comandada pelas religiosas.

Em 2006, foi instalada a Casa da Cultura que possui acervo permanente e mostras pontuais. Além de uma biblioteca, guarda objetos da história da imigração polonesa, como utensílios domésticos e agrários, dispostos em ambientes que retratam as antigas residências. Telefone (41) 3635-1545, funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

PautaSJP.com


Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: