Defesa Pessoal Feminina reuniu mulheres em capacitação

Blog Single
A orientação a vítimas de violência é a não reação, pois os agressores como bandidos e até pessoas conhecidas de quem é agredido chegam com a vantagem da surpresa. Porém, em caso de risco de vida, a única alternativa é ganhar tempo para gritar e pedir socorro. Este é o conceito da tradicional dinâmica de defesa pessoal feminina, realizada pelo Grupo Aikido Keiko de São José dos Pinhais e Curitiba. Na última terça (07), o dojo são-joseense recebeu interessadas em se proteger nas situações extremas, capacitação também realizada no dojo curitibano, ontem (08), também como parte do Dia Internacional da Mulher.

“Seja na rua, em casa, ou até mesmo no trabalho, pessoas mal intencionadas, em quase a totalidade dos acontecimentos, batem nas mulheres para que elas fiquem inconscientes, e é neste momento que sugerimos uma reação. Com técnicas de torção e um posicionamento calculado, é possível amenizar a agressão para poder chamar a atenção”, explica o mestre faixa preta 4º Dan, Lincoln Pimpão Ferreira, também militar reformado do Exército e ex-boina azul da ONU.

Para Renata Ragazzi, moradora em SJP no bairro Cidade Jardim, o encontro também foi uma lembrança. “Há pouco tempo, um homem me agarrou na rua e eu agi pelo instinto empurrando ele e gritando. Algumas pessoas escutaram, correram atrás dele que foi preso”, recorda Renata Ragazzi.

Ester de Lima foi espectadora e gostou da ideia de participar ano que vem. “Achei bem legal. Não que seja fácil, mas pelo que eu vi com um certo treino dá para se desvencilhar”, observa Ester de Lima, que reside no bairro São Cristovão.

Em Curitiba, Elisangela Freitas, que mora no Campo Comprido, considerou as técnicas surpreendentes. “São movimentos curtos que quando a gente recebe ou faz a técnica sente literalmente na pele o que é defesa pessoal.”

Informações de outros eventos de defesa pessoal feminina, incluindo em empresas, www.aikidokeikodojo.com.br, 9905-8962 e no Facebook Keiko Dojo Aikido.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: