Amanhã (1º), começa a permissão de colheita do pinhão no Paraná. UFPR premiará quem apresentar o maior fruto (a pinha) desta árvore típica do Sul que é a Araucária.

Blog Single
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulga que a colheita e a comercialização do pinhão está permitida no Estado a partir de amanhã (1º). Com o fim do verão e a queda das temperaturas, é tradicional o início do consumo dos frutos (pinhas), principalmente no Sul do país. É nessa época que as araucárias começam a amadurecer as pinhas para a reprodução da espécie.

“É importante respeitar a maturação natural, pois além de ser nesse período que ocorre a reprodução da araucária, uma árvore extremamente importante para a nossa biodiversidade, o fruto serve como alimento para diversas espécies da fauna”, explica o presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, que ressalta o crime ambiental previsto em lei com multa de R$ 300,00 para cada 60 quilos da semente. Denúncias no site do IAP (www.iap.pr.gov.br), diretamente nos escritórios regionais do órgão ou na Polícia Ambiental.

Uma das novidades é o concurso da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em busca da “Pinha Gigante” que vai premiar quem levar à banca julgadora os maiores frutos da araucária. Para concorrer, somente com a colheita de pinhas que tiverem mais de 5 kg (o peso geralmente fica na faixa de 4,7 kg) e o candidato tem que falar de onde elas foram retiradas.

“Queremos evitar que se percam informações sobre essas árvores. Sabendo onde estão, podemos utilizar a tecnologia que dispomos para cloná-las e produzir mudas com a mesma qualidade”, diz o professor da UFPR, Flávio Zanette, que dirige a competição.

Interessados devem procurar o setor de ciências agrárias da UFPR, no bairro Juvevê, em Curitiba. Os ganhadores serão premiados com mudas de alta produtividade, vindas do já famoso pinheiro de Caçador (SC). O primeiro colocado leva 100 mudas, o segundo, 50, e o terceiro 20 mudas. O concurso vale até 25 de abril. Mais informações: (41) 3350-5650 / flazan@ufpr.br.

PautaSJP.com e informações do IAP e G1.com. Imagens PautaSJP.com.

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: