“Lixo É Quase Nada”

Blog Single
A sede do Sesc São José dos Pinhais, ao lado do Aeroporto Afonso Pena, apresenta, de 06 a 25 de maio, com entrada gratuita, a exposição “Lixo É Quase Nada”. A mostra evidencia que nem tudo que é descartado é lixo. De forma lúdica, didática e interativa, e com oficinas (confira programação para inscrições antecipadas), os visitantes acompanham, por meio de totens, a transformação de matéria prima em produtos.

“A reutilização e reuso representa a preservação do Planeta, uma vida mais saudável e a conscientização sobre as reais necessidades de consumo”, diz o conceito da iniciativa. Além de moradores locais e demais interessados em conhecer a exposição, estudantes da rede privada e pública poderão agendar visitas monitoradas. Os temas são dispostos em módulos e os totens são feitos de sobras de muitos materiais, e a iluminação de LED também é sustentável.


Lixo no Brasil e dimensão regional
A produção anual no país é de 62 milhões de toneladas de lixo, o que corresponde a 111 estádios de futebol cobertos de lixo. A média mensal são de dez estádios de futebol cheios. O visitante pode calcular a sua produção de lixo individual ao longo da vida através de um joguinho com um mapa da Nação dividida por região, onde coloca-se a idade e se escolhe a localidade que se vive no País. Em seguida, aparece o cálculo da quantidade de lixo produzido por aquela pessoa durante a vida dela com base na média diária de produção pessoal, que corresponde a 1 kg por dia de lixo. Uma maneira prática de quantificar a produção individual de lixo, impactando as pessoas e fazendo-as repensar os hábitos consumistas.


Contato
Sesc São José dos Pinhais – Avenida Rocha Pombo, 2864, bairro Águas Belas, informações 3586-5250.


Oficinas (vagas limitadas)
6 de maio: (Oficina antes da palestra de abertura como parte do Sábado em Família, evento aberto a toda comunidade e com diversas atividades distintas):
08h30 às 11h30 - Horta com garrafa pet.
13h30 às 16h30 - Luminária com latas.

8 de maio:
14h - Palestra de abertura.
15h - Intervenção artística que aborda o tema.

11 de maio:
08h30 às 11h30 - Vasos de planta anti-dengue.
13h30 às 16h30 - Vasos de planta anti-dengue.

16 de maio:
08h30 às 11h30 - Armários de jornal.
13h30 às 16h30 - Utensílios domésticos com materiais recicláveis.

23 de maio:
08h30 às 11h30 - Projetor caseiro com materiais recicláveis.
13h30 às 16h30 - Zootrópio - instrumento de animação.

PautaSJP.com

Mais imgens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: