Fim do atendimento no PS de São José dos Pinhais aumenta procura na UPA Afonso Pena. UPA Rui Barbosa está em reforma. 15-May-17



Serviço demoraria mais de um dia na unidade, segundo pacientes

O fechamento do Pronto Socorro do Hospital Municipal São José dos Pinhais gerou uma grande procura à Unidade de Pronto Atendimento do Afonso Pena, ainda mais com a reforma, pelos próximos seis meses, da Unidade de Pronto Atendimento Rui Barbosa, na Colônia Rio Grande. Nos últimos dias, foram várias reclamações de pessoas que procuraram a UPA Afonso Pena e que relataram demora de um dia inteiro. Até para dar informação aos interessados há filas, acrescentam usuários, que preferiram não se identificar porque precisam retornar à UPA.

Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, 80% dos recursos aplicados na unidade hospitalar vem da Prefeitura, e o Pronto Socorro atende quase todas as ambulâncias com pacientes na região. O orçamento próprio mensal empregado chega a quase R$ 6 milhões, frente a um recurso do SUS de pouco mais de R$ 1 milhão. Quanto aos exames, ainda de acordo com a Secretaria, procedimentos clínicos, cirurgias eletivas e os serviços para as crianças continuam normalmente.

A reportagem pediu números à Comunicação da Prefeitura sobre a UPA Afonso Pena, mas até a produção desta matéria não houve retorno.

PautaSJP.com