Tecnologia e Cultura agora andam juntas

Blog Single
III Semana de Tecnologia Cênica do Novelas

Evento espera reunir classe artística, apaixonados por tecnologia teatral, estudantes e profissionais de diversas áreas, como designers, arquitetos, publicitários, profissionais de TV e técnicos de informática.Um dos motivos está relacionado ao uso da tecnologia WYSIWIG e 3ds MAX que permite a simulação de ambientes tridimensionais e pode ser utilizada em vários segmentos.

De 21 a 26 de outubro ocorre em Curitiba a III Semana de Tecnologia Cênica do Novelas. Um ciclo de palestras que irá abordar diversas ferramentas do cenário teatral, como design, iluminação, sonoplastia e figurino. A novidade desta edição está nas palestras sobre 3ds Max. "Uma ferramenta tecnológica que permite, não apenas à área teatral, simular ambientes diversos do comportamento da iluminação e efeitos especiais, o que facilita a criação de esboços e a realização de estudos da iluminação cênica e arquitetural", explica o professor de 3 Ds, Valmir Perez, que ministrará oficina no evento.
"A visulização em 3D se tornou uma ferramenta mais que necessária em virtude da velocidade em que as coisas acontecem. Com tempo escasso o planejamento e a pré-visulização de projetos nos poupa tempo e evita surpresas que nem sempre são possíveis de contornar no momento de execução de um trabalho." diz Rodrigo Ziolkowski, um dos organizadores do evento.
A Semana de Tecnologia Cênica é promovida pela Associação Brasileira de Iluminação Cênica e a Organização Internacional de Cenógrafos, Técnicos e Arquitetos de Teatro (Abric/OISTABr). Podem participar do evento estudantes e profissionais de diversas áreas, interessados na tecnologia teatral.

Programação
Sonoplastia e Figurinos - participação de Mauro Chaves, sonoplasta que irá enfatizar as novas tecnologias focando os microfones e mesas de som digitais e Amábilis de Jesus, figurinista e professora.
Oficinas Técnicas sobre Iluminação Cênica - serão quatro oficinas técnicas para iluminadores: Design Teatral – Iluminação Cênica sobre criação cênica e tecnologia teatral com a professora Nadia Luciani; os softwares 3D MAX com o Professor Valmir Perez, WYSIWYG com os profissionais Gilberto Amaro e João Batista e Moving Lights com o empresário e iluminador Rodrigo Zanlorenzi.
Exposição sobre o World Stage Design: exposição de imagens e textos sobre a mostra internacional competitiva que acontece a cada quatro anos, paralelamente ao congresso internacional da OISTAT. O intuito maior é divulgar o evento e também incentivar e orientar os profissionais brasileiros a inscrever seus trabalhos na edição de 2009, que ocorrerá em setembro na Coréia.
Design Teatral: Iluminação cênica sobre criação com a professora Nádia Luciani. Sofwares 3D MaAX com professor Valmir Perez e WYSIWIG com o profissionais Gilberto Amaro e Batista, e Moving Lights com o iluminador Rodrigo Zanlorenzi.
Mesa Redonda de Encerramento: como é tradição nos eventos da ABrIC-Pr, haverá uma noite de encerramento com debate para reunir profissionais convidados de todas as áreas de atuação e a platéia presente num bate-papo informal sobre a atividade teatral curitibana, seguida de um coquetel de encerramento.

Serviço
O evento irá ocorrer no Teatro Novelas Curitibanas, na Rua Carlos Cavalcanti, 1.222. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (41) 3213-7525 / 9103-8066 ou 9977-7739.

Compartilhe esta notícia no Facebook: