Aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral permite votar com celular


Futuramente, sistema poderá funcionar para justificar não comparecimento nas urnas

Blog Single Reportagem baixou app como teste e foi rápido.
A nova carteira de habilitação permite uma cópia digital em celular, da mesma forma, os novos documentos como carteira de identidade que serão lançados em breve. Recentemente, a Justiça Eleitoral disponibilizou nos canais tipo Play Store, App Store e Google Play a baixa de aplicativos do e-Título. Para votação na eleição do dia 07 de outubro de 2018, basta levar o telefone. No sistema móvel o eleitor ainda confirma o local das urnas e a situação do cadastro junto ao Fórum Eleitoral.

Um dos objetivos é a diminuição de emissão de títulos eleitorais em papel a quem perdeu ou rasgou o documento. A reportagem acessou o aplicativo e a utilização foi bem rápida. Basta inserir o número do título, nome próprio, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor. É necessário internet só para baixar.


Futura justificativa de não comparecimento
A iniciativa partiu do Tribunal Regional Eleitoral do Acre. A secretária de Tecnologia da Informação do TRE do Acre, Rosana Magalhães, projeta que, futuramente, será possível fazer a justificativa eleitoral pelo aplicativo. “Enfim, existe um backlog de evolução bem grande, que essa primeira versão ainda não contempla, mas que até a eleição estará muito mais robusto”, explica Rosana Magalhães.

Se tiver dúvida assista ao vídeo sobre o e-Título produzido pela Justiça Eleitoral https://www.youtube.com/watch?v=ubYkZDRS4B8.

PautaSJP.com

Compartilhe esta notícia no Facebook: