Reserva Ambiental, em chácara particular de Piraquara, lança Programa de Voluntariado


Santuário da Natureza Família Walker, no Caminho Trentino, inova parceria com a Apave no empreendedorismo e pesquisas

Blog Single São 25 alqueires voltados à conservação do Meio Ambiente e aberto a estudos
A Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave), entidade formada por ambientalistas e proprietários de Reservas Particulares de Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), promoveu, no último sábado (03), mais um Dia na Floresta e o lançamento do Programa de Voluntariado do Santuário da Família Walker. O Santuário fica em Piraquara, no Caminho Trentino, próximo ao Morro do Canal, com 25 alqueires. Um dos diferenciais da iniciativa, além das reuniões regulares na chácara de quase 30 anos de história, é a possibilidade dos cadastrados utilizarem uma casa específica ao voluntariado.

“São três décadas de conservação da propriedade e do entorno. Estamos trazendo para a cidade um modelo de participação diferenciado, baseado nos projetos desenvolvidos no exterior, com foco no talento, experiências dos voluntários e as áreas de interesse. Ao fim do programa são entregues os certificados”, explicou Gary Scott Walker, dono da reserva ambiental.

Segundo a bióloga Carola Thamm, há grande expectativa entre os profissionais do setor quanto ao ineditismo da proposta. “Empreender na área ambiental é um tema importantíssimo ao desenvolvimento da sociedade e a consciência da preservação”, disse Carola Thamm.

Para a presidente da Apave, Terezinha Vareschi, da Reserva Airumã (Curitiba), a cidade de Piraquara, como outros municípios metropolitanos, começa a cumprir o papel de preservação dos corredores da biodiversidade. “A Natureza não tem fronteiras. Estamos muito contentes com o exemplo do Gary e o fortalecimento da rede preservacionista”, mencionou Terezinha Vareschi.

Carlos Ferreira, da Reserva Nascentes do Rio Açungui (Campo Largo), destacou o crescimento ecológico de chácaras e fazendas. “São 21 reservas criadas e outras 18 em processo de criação que, somadas, serão quase 1 milhão de metros quadrados de proteção da fauna e flora.”

Informações sobre o empreendedorismo e pesquisa socioambiental no e-mail santuario.natureza.walker@gmail.com e no Facebook Santuário da Natureza Família Walker.

PautaSJP.com


Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: