Eco Guaricana promove Treinamento Experiencial na Reserva Airumã


Profissionais de Comunicação Social, como jornalistas e publicitários, tiveram um dia de capacitação especial em meio à Natureza com a Ação Criativa

Blog Single Metodologia aplicada ao departamento de Comunicação da Prefeitura de Pinhais é simples, porém, inovadora
Existem muitos modelos de encontros de negócios e de troca de conhecimento no desenvolvimento de ações de gestão, qualificação de equipes, entre outras atividades de recursos humanos, porém, uma tendência mundial são imersões, com os mesmos objetivos, em ambientes onde a Natureza contribui ao entendimento dos grupos. Recentemente, a Eco Guaricana promoveu um dia de Treinamento Experiencial a profissionais de Comunicação da Prefeitura de Pinhais, via a Ação Criativa, na Reserva Airumã, estação ambiental particular localizada em Curitiba, no bairro Santa Felicidade.

“A Metodologia Experiencial desenvolve processos de aprendizado conduzidos de forma prática que ampliam a compreensão. Uma das prerrogativas das dinâmicas em grupos, e com diferentes materiais de apoio, são atividades outdoor, e a Reserva Airumã é um local muito interessante”, fala o facilitador Luciano Gianini, da Ação Criativa, empresa de treinamentos com mais de 13 anos de atuação e tutores especialistas de diversos continentes.

Entre os participantes do encontro, o diretor de Comunicação da Prefeitura de Pinhais, Thiago Bonagura. “Foram momentos de literalmente sair do departamento, buscar conhecimento nas relações e entender mais sobre cada colaborador. Quanto a reserva ambiental, é muito linda e um local excelente para a proposta de repensar o trabalho e a vida”, relata Thiago, que elogia os intervalos na Natureza. “Não vamos esquecer que após o almoço fizemos um passeio dentro de floresta da Mata Atlântica e sem sair da Capital”, lembra o diretor Thiago Bonagura.

“Tudo perfeito e aprendemos muito. As dinâmicas são simples, mas nos levam a refletir e agir com os recursos que temos,”, destaca a jornalista Mariane Correa. Como Felipe Maciel, Mariane está na Prefeitura há cerca de cinco anos. Felipe é responsável pela área de áudio visual. “Ficamos com a sensação que após oito horas foi muito mais que um treinamento. Vou contar para os colegas que visitamos a araucária mais antiga de Curitiba (360 anos)”, diz Felipe Maciel.

Ainda segundo Luciano Gianini, a capacitação enfatizou o protagonismo. “Não é muito comum divisões de órgãos públicos buscarem imersões de maior carga horária em treinamentos, portanto, todos estão de parabéns pelo interesse e dedicação. A prestação de serviço público acontece com servidores e comissionados, que se alternam como protagonistas no dia a dia em benefício dos clientes, que são os munícipes”, conclui Luciano Gianini, que também é publicitário na Overlock Agência.


Metodologia diferenciada
A Experiencial inverte o ciclo de aprendizagem tradicional, partindo da ação para a resolução das situações propostas. Na condução do grupo, cria-se um ambiente que proporciona a saída da zona de conforto para a entrada na zona de estudo. O aprendizado é consolidado por meio de reflexões facilitadas e ações de suporte à vivência dos envolvidos.

Informações (41) 3089-5346
overlockagencia@overlockagencia.com.br
http://www.acaocriativa.com

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: