Museu Atilio Rocco terá em maio exposição da história das bicicletas


Dia 16, inicia mostra cultural sobre as bikes e os ciclistas da cidade como parte da Semana Nacional de Museus e atrações especiais

Blog Single Turma do antigo bicicross em SJP que será um dos capítulos da iniciativa
Um fato interessante em todas as cidades é que nos anos 50/60 os cavalos foram sendo substituídos pelas bicicletas. Seja para se deslocar, levar carga, brincar, competir ou demais atividades, São José dos Pinhais também possui uma história bacana para contar sobre as magrelas e os pedalistas são-joseenses, como era chamado o barbeiro João Dombrowski.

Em abril de 1960, João saiu da barbearia e seguiu montado na bicicleta para Brasília, percorrendo quase 1.500 km, principalmente de noite, para participar da inauguração com o presidente Juscelino Kubitschek da nova Capital Federal. Juscelino soube do feito e tomou a iniciativa de cumprimentar pessoalmente João e pediu ao seu gabinete que pagasse a passagem de retorno a São José dos Pinhais.

Segundo a pesquisa, o primeiro registro oficial da existência de bicicletas no município data de 1931. A mostra vai trazer aspectos da bike no trabalho, lazer e esporte. Entre as histórias do assunto desporto, a famosa pista de terra especial ao bicicross inaugurada em fevereiro de 1985 na área da sede da Prefeitura. Décadas depois, o bicicross e, também o mountain bike, se tornaram esportes olímpicos.


Programação especial exposição "Pedalistas: a bicicleta e o são-joseense",

Dia 17 – 9h30 e 13h30, visita mediada com participação de Sérgio Molletta e Lorival Camargo sobre a pista de bicicross em São José dos Pinhais.

Dia 18 – 9h30 e 13h30, visita mediada com Gustavo Remor (ciclista que pedalou na La Carretera Austral Chilena), e as filhas João Dombrowski Lurdinha e Leoni Domborovski.

Dia 19 - 13h30 às 16h, encontro de apaixonados pelas magrelas. Concentração na Praça 8 de Janeiro e deslocamento pela Rua XV de Novembro até o Museu Municipal Atílio Rocco, com mostra de bicicletas curiosas e antigas.

PautaSJP.com

Olha a turma do Bicicross reunida novamente após 34 anos...
a história da pista de bicicross que funcionou no terreno da Prefeitura de SJP será um dos capítulos do Museu Atílio Rocco na exposição sobre bicicletas, em maio. Na entrevista estavam, além de mim, Marcos Rosa Filho, o colecionador de bikes, Bergson, mais Lorival Camargo,Sergio Moleta e Egon Piasecki (que trouxe a medalha do campeonato inaugural).

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: