Museu de São José dos Pinhais vai celebrar as “magrelas” a partir de 16 de maio


Bicicletas antigas, inusitadas, modernas e a história das bikes na cidade fará parte da nova mostra no Atílio Rocco

Blog Single Em destaque, o pedalista de SJP, João Dombrowski, que foi na inauguração de Brasília
O Museu de São José dos Pinhais está organizando, dentro da Semana Nacional dos Museus, no mês de maio, uma exposição que vai mostrar a história da bicicleta em São José dos Pinhais. Além de resgatar histórias, como a da década de 80, quando havia uma pista de bicicross na cidade, o projeto também contará sobre a primeira bicicleta registrada no município, em 1931, e a saga do são-joseense que foi pedalando até Brasília, entre outros temas que vão emocionar os visitantes.

Um dos casos incríveis é do barbeiro de São José dos Pinhais, João Dombrowski, conhecido em todo o Paraná como um ciclista rodoviário. Em 1960, ele pedalou mais de 1.500 kms para chegar à nova capital do País, em 21 de abril, data da inauguração de Brasília. O feito chamou a atenção do então presidente Juscelino Kubitschek, que pagou a passagem de avião para João retornar. A família tem no acervo a foto de Juscelino no dia da posse, pois, Dombrowski também era fotógrafo.

A programação compreende a abertura dia 16 de maio (quarta), às 14h; dias 17 e 18 de maio, pela manhã, visitas guiadas e depoimentos de ciclistas, dia 19, às 13h30, passeio ciclístico na Rua XV, a partir da Praça Getúlio Vargas até o museu, com desfile de bicicletas. Demais informações 3381-5900.


A Segunda Melhor Invenção do Homem
No ano de 2014, o jornalista Marcos Rosa Filho promoveu mostra inédita sobre bicicletas inusitadas, como biblioteca, de vidro e bambu, além de modelos raros, das décadas de 40 a 70, e lançamentos novos do mercado, em uma exposição intitulada “A Segunda Melhor Invenção do Homem”. A iniciativa, que reuniu público direto de mais de 50 mil no saguão principal do Shopping São José, por duas semanas, se repetiu com mesmo público em 2015 com mais bicicletas e desta vez paraciclos, em apresentação chamada de “O ciclismo é uma boa parada”. Os projetos deram origem a produção de modelos exclusivos de bicicletas adultas e de crianças.

Confira a reportagem da Gazeta de uma das exposições no Shopping São José
http://www.gazetadopovo.com.br/videos/exposicao-reune-bikes-inusitadas-em-sao-jose-dos-pinhais/

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: