Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva chega a Curitiba 31-Oct-08

Evento acontece na Academia Via Aventura


Evento acontece na Academia Via Aventura

No próximo domingo, dia 2 de novembro, atletas de todo o país vão estar reunidos em Curitiba para participar da 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva e do Open Brasil de Escalada.
O Campeonato Brasileiro será disputado por escaladores da categoria máster, composta pelos melhores do país. O responsável pelo traçado das vias será o coordenador de escalada da Academia Via Aventura, Anderson Gouveia, único brasileiro a conquistar o certificado oficial de Route Setter pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC, sigla em inglês para International Federation of Sport Climbing).
Cada competidor terá que subir em vias diferentes, sendo que o trajeto nunca foi visto ou escalado antes por nenhum dos atletas. De acordo com Rodrigo Bertoldi, um dos organizadores do evento, os juízes vão analisar a distância que o atleta percorreu durante o percurso. “Como é uma via inédita e com grande grau de dificuldade, o competidor não vai conseguir chegar até o final do traçado, portanto, a comissão julgadora vai dar o título para quem chegar mais longe”, esclarece.
Já o Open Brasil é destinado a principiantes, que competem em duas modalidades: amador e iniciante. Bertoldi explica que esta prova serve para estimular a entrada de novos atletas no esporte. “As vias dessa competição possuem um grau de dificuldade menor e não existe um ranking oficial como no Campeonato Brasileiro. A idéia do Open é justamente trazer novos adeptos e fazer com que eles se profissionalizem”, conta.
O evento é promovido pela Associação de Escalada Esportiva do Paraná e as disputas serão realizadas na Academia Via Aventura, em Curitiba, com a participação de mais de 40 atletas, entre profissionais e amadores. As inscrições ainda podem ser feitas no Ginásio Campo Base, na Academia Via Aventura ou pelo e-mail aeep@swi.com.br.

Assessoria de Imprensa Central Press (41 3026-2610)