Empreendedores ampliam clientela com recursos via grupo solidário


Lanchonete e barbearia investem no crédito coletivo da BluSol

Blog Single Michele e Adriano Sviaguinço da Shumaker Burger , e Luan Silva e Paulo Tavares da Barbearia Paulo Cesar
Nos últimos anos, pôde-se observar em Curitiba e região grande crescimento no ramo de barbearias. Para ampliar a clientela, Paulo Cesar Tavares dos Santos, proprietário da Barbearia Paulo Cesar, localizada em Colombo, região metropolitana da Capital, investiu em novo mobiliário, equipamentos e divulgação. A oportunidade surgiu com o Microcrédito BluSol de São José dos Pinhais, através de uma parceria inovadora de aquisição em grupo de empreendedores.

“No começo, achei curioso um serviço de crédito em que o recurso é individual, mas a aquisição é coletiva. Porém, já na primeira reunião, entendi que o contato e a troca de experiência é muito produtiva”, comenta Paulo.

Ele atuava anteriormente na área de segurança e em paralelo fazia cursos para ter o negócio próprio. “Há cerca de dois anos, abri a barbearia e há um ano estamos na Rua Aleixo Schulga. A parceria com o Luan Vicente também ajuda a pensar em melhorias no atendimento”, acrescenta Paulo Tavares.

Para Luan Vicente da Silva, que presta serviço na barbearia, o investimento na sala comercial veio na hora certa. “Estamos em uma época de consolidação do nosso trabalho. Conquistamos clientes que chegam até de outras cidades e as novidades ajudam a aumentar a fidelização”, diz Luan Vicente.


Lanchonete de 6m² é ampliada para 70m²
O casal Michele e Adriano Sviaguinço começou a vender pastéis em uma feira de fim de semana para complementar a renda. Anos depois, alugaram um pequeno espaço no estilo contêiner com 6m² para oferecer cachorro-quente e espetinho. Com a clientela formada de segunda a segunda nos dois espaços, eles souberam, por meio do amigo e microempresário, Paulo Cesar, que estavam formando um grupo de crédito.

“Quando a gente viu quem seriam as pessoas do grupo isso nos deu confiança para alugar e investir na nossa lanchonete”, lembra Michele Sviaguinço.

Adriano aproveitou a experiência que possui em obras e reformou o espaço da lanchonete ampliando-a para 70 metros quadrados. “Aumentamos as opções de cardápio, iniciamos o delivery e inventamos um kit de churrasco e batata frita, além dos hambúrgueres artesanais”, detalha Adriano Sviaguinço.

A agente de crédito da BluSol Michele Vatelavic explica como funciona o processo: “Os empreendedores geralmente se conhecem morando perto ou tendo negócios vizinhos e se apoiam naturalmente, conversando sobre seus projetos e cada um sendo avalista solidário do outro, em uma dinâmica em que a inadimplência é praticamente zero e, claro, oportunizando acesso ao crédito a baixo custo.”

Os grupos são formados por associações de quatro a sete membros de forma independente. “Quando um empreendedor está procurando outros para a formação do grupo ele não está beneficiando somente a si próprio, mas também a todos os integrantes do grupo. Isso porque todos recebem crédito individualmente para aplicar em seus respectivos negócios”, acrescenta Neimar Pavesi, gerente da Blusol São José dos Pinhais (PR).

O gestor ainda cita outros benefícios da formação do grupo: “Os intervalos entre as prestações são semanais ou quinzenais. Com prazos menores, automaticamente, são reduzidos os juros pagos. Além da facilidade de acesso e do baixo custo, outra vantagem é a dispensa de demais formas de garantias com bens e/ou avais.”


Mais de 10 mil clientes ativos
Com mais de 11 mil clientes ativos e 10 pontos de atendimento entre Paraná e Santa Catarina, a BluSol visa prover o desenvolvimento socioeconômico local e regional por meio da concessão de crédito aos micro e pequenos empreendedores formais e informais, profissionais liberais e autônomos. Hoje, ela é uma das principais entidades do Brasil no segmento. Somente a unidade localizada na região metropolitana de Curitiba (PR) já repassou R$ 3 milhões em menos de três anos de atividades. Informações Blusol São José dos Pinhais (41) 3146-3110, rua Visconde do Rio Branco 1800, sjpinhais@blusol.org.br; site www.blusol.org.br; e Facebook https://www.facebook.com/ICCBluSol/.

PautaSJP.com





Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: