PAM SJP realiza pela primeira vez AMUVI no Terminal Central


Simulação de Atendimento a Múltiplas Vítimas reuniu mais de 200 pessoas via diferentes órgãos municipais e estaduais

Blog Single Passageiros foram socorridos em diferentes graus de emergência
A coordenação do Plano de Auxílio Mútuo de São José dos Pinhais (PAM-SJP), em parceria com a Defesa Civil do Município, Corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal, realizou, na manhã de hoje (04), uma simulação de Atendimento a Múltiplas Vítimas (AMUVI). O evento no Terminal Central reuniu mais de 200 pessoas, entre 100 técnicos da área de primeiros socorros e voluntários, em uma grande operação de teste como colisão de caminhão combustível e dois ônibus do transporte coletivo.

As equipes de resgate saíram das unidades somente após o alerta. Os motoristas e cobradores tiveram que conduzir os passageiros em “condições” de saírem pelas portas. Os socorristas somente entraram em operação depois que o líquido inflamável que vazou foi contido. As vítimas estavam maquiadas para aumentar a sensação de veracidade dentro e fora dos veículos.

“A orientação foi que demonstrássemos a dor de acordo com o trauma. Como estudante do curso técnico de enfermagem, foi uma experiência muito rica, de ser atendido e ver de perto o trabalho das ambulâncias”, descreveu Clayton Arendarchuk.

O coordenador em exercício do PAM, Lázaro Ferreira, destacou que o envolvimento entre os órgãos de segurança e as empresas amplia a qualidade nos serviços de primeiros socorros. “A prevenção e o atendimento técnico dentro de um comércio ou indústria, na calçada ou na rua, é um benefício para a sociedade. Anualmente, planejamos eventos de AMUVI e mais uma vez a integração do que foi preparado ao que foi executado alcançou sucesso”, disse Lázaro Ferreira.

“É a primeira vez dentro de um terminal de ônibus e a Defesa Civil de São José dos Pinhais tem sido referência nestes simulados que envolvem incêndio, explosão, vazamentos em geral, derramamento de produtos perigosos, trauma, entre outras demandas”, comentou o coordenador operacional da Defesa Civil, Claudio Arruda.

O secretário municipal de Segurança, Fabiano da Rosa, elogiou a operação que não atrapalhou os passageiros. “Houve uma mudança de acesso sem interromper o transporte. O apoio da Guarda Municipal e colaboradores orientou aos usuários sobre o posicionamento dos ônibus. São José tem uma frota de quase 200 mil veículos e a cidade tem tráfego de muitos caminhões e coletivos, o que demonstra a importância, não só desta atividade em específico, mas como as outras empregadas pelo PAM”, falou Fabiano da Rosa.

O comandante do 6º Grupamento de Bombeiros, major Manasses, enquanto acompanhava o AMUVI, também lembrou da característica geográfica do município. “São três rodovias e os ônibus urbanos e metropolitanos trafegam em estradas cheias de caminhões com cargas perigosas. Ficamos muito satisfeitos com o resultado do simulado”, enalteceu major Manasses.

Informações para empresas que quiserem saber dos cursos gratuitos, e aderirem ao Plano de Auxílio Mútuo, na Defesa Civil 3283-6661 e e-mail coordpamsjp@yahoo.com.br.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: