Hoje (19) e amanhã (20), acontece o Festival Nacional de Capoeira em SJP


Encontro, que começou dia 17, tem oficinas musicais e presenças internacionais

Blog Single Mostra cultural é um grande evento de integração ao reunir crianças, adolescentes, adultos e idosos
Entre os dias 17 e 20 de outubro, São José dos Pinhais sedia um dos maiores eventos de capoeira realizados no Paraná. É o Festival Nacional de Capoeira Deixa O Menino Jogar. Em sua 12ª edição, o tradicional evento se consolida como um dos principais eventos de capoeira da região, trazendo grandes mestres e profissionais da capoeira. Hoje (19) o dia é de cursos e workshops no Ginásio de Esportes do bairro Braga (antigo Sesi), a partir das 19h; e amanhã (20) tem Roda de Capoeira na Rua XV de Novembro (em frente à Igreja Matriz), a partir das 10h.

Neste ano, três grandes mestres marcarão presença no Festival. Do Rio de Janeiro, Mestre Ramos, do Grupo Senzala, e o Mestre Paulinho Sabiá, fundador do Grupo Capoeira Brasil, trazem seus principais conhecimentos e experiências no âmbito da capoeira.

Diretamente de Minhas Gerais, Mestre Nego Ativo, um dos fundadores e líder do grupo Berimbrown, banda que já tem mais de 20 anos de trajetória e que utiliza instrumentos como o berimbau em suas músicas, também é presença confirmada e participa pela primeira vez em um evento do Grupo no Paraná.

Nego Ativo vai apresentar todo o seu ritmo em um workshops sobre musicalidade, explorando o uso do berimbau e seus diferentes tipos, cada um deles com suas características harmônicas e percussivas, assim como algumas noções básicas de ritmo, harmonia e melodia, com batuques e palmas, cantos e danças, numa verdadeira imersão na musicalidade afro.

O evento também contará com uma presença internacional. Da França, o Formado Zamis mostra todo o seu gingado e carisma, em oficinas técnicas para alunos e graduados do Grupo Capoeira Brasil.


Entrega e troca de cordas
O ponto alto do evento será a cerimônia de entrega e troca de cordas para mais de 300 alunos integrantes do grupo Capoeira Brasil e integrantes do projeto social mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEMEL) da Prefeitura de São José dos Pinhais. Na cidade, a cerimônia acontecerá no Ginásio do Braga, no sábado, dia 20 de outubro, a partir das 16 horas, e será aberta ao público.

Em Pinhais, os alunos participam da cerimônia de entrega e troca de cordas no dia 18 de outubro, a partir das 19 horas, na Escola municipal Lírio Jacomel, e contará com as presenças do Mestre Paulinho Sabiá, do Formado Aritana (RJ) e dos professores Pestana e Chamorro, que vêm do Chile especialmente para o evento.


Confira a programação completa do evento:
17/10 – Quarta-feira – Aulão com professores e convidados. Local: Ginásio de Esportes e Lazer do bairro Cidade Jardim, em São José dos Pinhais, a partir das 19 horas.
18/10 – Quinta-feira – Capoeira Nota Dez, apresentações, entrega e trocas de cordas. Local: Escola Municipal Lírio Jacomel, em Pinhais, a partir das 19h30.
19/10 – Sexta-feira – Cursos e workshops. Local: Ginásio de Esportes do Braga (antigo Sesi), em São José dos Pinhais, a partir das 19 horas.
20/10 – Sábado – Roda de Capoeira. Local: Rua XV de Novembro (em frente à Igreja Matriz) em São José dos Pinhais, a partir das 10 horas.
20/10 – Sábado – Festival Nacional de Capoeira. Local: Ginásio de Esportes do Braga (antigo Sesi), em São José dos Pinhais, a partir das 16 horas.

Informações
Para participar dos workshops e aulões, os interessados podem entrar em contato pelos telefones abaixo para se inscreverem. Já as cerimônias de entrega e troca de cordas realizadas em São José dos Pinhais e Pinhais são abertas ao público, para que todos possam prestigiar a capoeira e a cultura popular.


Contatos: (41) 99178-0973 com Vanessa Quindim e (41) 997487883 com Jaine Moranguinho.

PautaSJP.com e informações jornalista Aldy Coelho

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: