Governo do Paraná se movimenta quanto ao roubo de bicicletas


No asfalto ou estrada de terra, ciclistas em pedal, seja sozinhos, ou em grupo, são vítimas de roubos e do mercado de receptação

Blog Single Segundo pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro, em Curitiba, 80% que pedalam também se deslocam ao trabalho
No próximo domingo (11), às 10h, no Centro Cívico, local tradicional de famílias e grupos pedalando no bairro, haverá uma concentração de ciclistas diferente. Trata-se do lançamento do Programa Minha Bike Registro de Bicicletas, iniciativa do Governo do Paraná.

O crescimento do ciclismo de lazer e esportivo e, consequente, aumento de roubos e do mercado de receptação, tem preocupado os praticantes de speed, mountain bike, BMX, entre várias atividades ciclísticas. O cadastro será realizado no https://www.governodigital.pr.gov.br/.

Segundo o governo do Estado, o aumento no número de furtos e roubos de bicicleta, principalmente pelo alto valor das bikes, motivou o Paraná a pensar em alguma estratégia que coibisse o delito e facilitasse a vida do cidadão que tenta reaver seu bem.

Hoje, existem bicicletas que não foram reclamadas pelos seus proprietários e que a polícia não consegue encontrar seus donos, porque eles não registraram boletim de ocorrência ou, se registraram, faltam informações que identifiquem o veículo.

O site Governo Digital terá cadastro estadual de bicicletas, o Bike + Segura. O mecanismo foi criado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e entidades de ciclistas de Curitiba e região.
Ainda de acordo com o governo do Paraná, diretamente no portal, o ciclista cadastra a bicicleta, com número de série e outras características. Com o veículo cadastrado, em caso de furto ou roubo, a polícia terá mais segurança na busca pelo bem e na devolução ao proprietário.

Curitiba
O levantamento Perfil do Ciclista Brasileiro, elaborado pela Associação Transporte Ativo em parceria com o Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aponta que Curitiba tem o maior número de novos ciclistas no País. Um questionário, aplicado em 25 cidades, indica que a média nacional dos ciclistas funcionais que começaram a usar a bicicleta nos últimos seis meses é de 7%. Em Curitiba, dos 840 ciclistas ouvidos no levantamento, 11% começaram a usar a bicicleta como modal há menos de seis meses.

PautaSJP.com e informações do Governo do Paraná

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: