São-joseense vai pedalar quase 5 mil km no trajeto Ushuaia-SJP


Rodrigo de Paula participou na quinta (15) do 1º Ciclo Turismo Reservas Ambientais – Eco Guaricana, do Refúgio Carolina (Campo Largo) à Reserva Airumã (Curitiba)

Blog Single Uma das paradas de Rodrigo com a Eco Guaricana em Campo Largo, no feriado
O ciclista e montanhista de São José dos Pinhais (SJP), Rodrigo Alves de Paula, vai percorrer, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, mais de 4 mil km de pedaladas, sendo 4.756 km do Ushuaia-Argentina ao Chuí-Brasil, com destino final em SJP. A aventura, de 60 dias, tem prévia de treinamentos específicos quanto a logística e o preparo físico. Antes de pegar o avião em dezembro, para divulgar o super pedal sulamericano, ele participou na última quinta (15) do 1º Ciclo Turismo Reservas Ambientais – Eco Guaricana.

“É um sonho que tenho há muitos anos de conciliar uma viagem em que eu possa pedalar, fazer trekking e montanhismo. Nada melhor do que percorrer paisagens lindas em quatro países iniciando pelos lugares famosos do Ushuaia”, conta Rodrigo, que terá como ponto de partida da viagem o extremo Sul da Argentina, na Terra do Fogo, depois Chile e Uruguai, e Brasil chegando em São José dos Pinhais.

Durante os 40 km, de estrada de terra e asfalto, no 1º Ciclo Turismo Reservas Ambientais – Eco Guaricana, do Refúgio Carolina, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), localizada em Campo Largo, até a RPPN Airumã, em Curitiba, Santa Felicidade, o ciclista mostrou que está muito bem fisicamente, mas que precisa angariar apoio técnico e financeiro.

“No trajeto vou relatar os locais mais impressionantes da viagem para os canais dos patrocinadores. Como estarei sozinho, carregando todo material e suprimentos necessários, tenho que levar bons equipamentos, como a barraca e, é claro, a parte financeira, para poder manter a qualidade de comida entre outros aspectos importantes do deslocamento”, projeta Rodrigo de Paula.

Em sua carreira de muitos anos como atleta amador e profissional em corridas de aventura - Rodrigo também é conhecido na fabricação de mochilas de montanhismo da marca Calango -, ele já havia pedalado por cidades como Ponta Grossa, Tibagi, Curitiba, Guaraqueçaba e Florianópolis, e gostou muito da proposta da Eco Guaricana. “Além do pedal, é muito bacana conhecer estas chácaras onde a Mata Atlântica é o principal atrativo”, elogia o ciclista.

O professor de Sistemas da Informação, Angelo Guimarães Simão, é o proprietário do Refúgio Carolina, em Campo Largo, nas localidades de Retiro/Guabiroba. Ele transformou 10 mil metros quadrados, da chácara de 20 mil, em RPPN. “Comprei a área em 2012 já com a ideia de preservar e garantir para a minha filha um local em que a mata ficará, legalmente, conservada para sempre”, lembra Angelo. “Quanto ao ciclo turismo nas reservas ambientais, é uma ótima ideia de conectar a Natureza e divulgar as propostas protecionistas”, diz Angelo Simão.

Segundo o jornalista Marcos Rosa Filho, criador da Eco Guaricana, tão legal quanto os deslocamentos são as paradas. “Acampar, acantonar ou se hospedar em meio à Natureza, almoçar em meio à Natureza, lanchar e jantar em meio à Natureza, pedalando e contribuindo com valores específicos para que propriedades particulares, como a Reserva Airumã, continuem a desenvolver projetos ecológicos”, explica Marcos Rosa Filho.

A Reserva Airumã é a sede da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave), que possui associados como Angelo Simão, do Refúgio Carolina, e Terezinha Vareschi, da Reserva Airumã. Outras estações ambientais particulares, ligadas à Apave, serão incluídas como opções no Ciclo Turismo Reservas Ambientais – Eco Guaricana.


Roteiro 4.756 km do Ushuaia-Argentina ao Chuí-Brasil
Dia 02/01/19 até dia 05/01/19- Ushuaia-Argentina (preparativos com bike e caminhadas).
Dia 06/01/19 Ushuaia-Argentina a Tolhuin-Argentina (103 km).
Dia 07/01/19 Tolhuin-Argentina á Rio Grande-Argentina (109 Km).
Dia 08/01/19 até dia 10/01/19 Rio Grande-Argentina a Primavera-Chile (221 Km).
Dia 11/01/19 Primavera-Chile a San Gregório-Chile.
Dia 12/01/19 San Gregório-Chile a Puerto Natales-Argentina.
Dia 13/01/19 Puerto Natales-Argentina a Parque National Torres del Paine-Chile.
Dia 14/01/19 até dia 20/01/19 Caminhadas no Parque (circuito W).
Dia 21/01/19 Parque Torres del Paine-Chile a El Calafate-Chile (253 KM).
Dia 23/01/19 El Calafate-Argentina a Lago Buenos Aires (427km).
Dia 26/01/19 Lago Buenos aires a Esquel (450 Km).
Dia 29/01/19 Esquel-Argentina a Bariloche-Argentina(284km).
Dia 31/01/19 Bariloche-Argentina (Caminhada no Cerro Tronador).
Dia 05/02/19 Bariloche a Neuquén (437 Km).
Dia 08/02/19 Neuquén a Bahia Blanca (533 Km).
Dia 12/02/19 Bahia Blanca a Mar del Plata (463 Km).
Dia 14/02/19 Mar del Plata a Buenos Aires.
Dia 15/02/19 Buenos Aires a Montevideo-Uruguai (travessia fluvial).
Dia 16/02/19 Montevideo a Minas (122 km).
Dia 17/02/19 Minas-Uruguai (escalada esportiva).
Dia 19/02/19 Minas-Uruguai a Chuí-Brasil (227 km).
Parte final até São José dos Pinhais.


Informações
"Tratasse de uma viajem de aventura sem fins lucrativos, feita por quem ama a Natureza e gosta de viajar. E todo dinheiro arrecadado com os patrocinadores será de uso exclusivo à viagem. Materiais pessoais como a bicicleta, alforje, barraca, roupas etc, não estão incluídos nos custos de pouco mais de R$ 10 mil e serão por conta dos patrocinadores", agradece Rodrigo. Contato Facebook Projeto Hermanos e Instagram Projeto Hermanos. Rodrigo Alves de Paula: 41-99242-1213 (serra_verde@hotmail.com).

Apoio Calango; Hiper Cesta; Climb Clean; Vanille Café Colonial; Dulce Restaurante Colonial; Eco Guaricana e PautaSJP.com.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: