Internauta contribuirá na preservação com a plataforma Conexão Ambiental


Site recebe e gera informações, também via fotos dos usuários, sobre o Meio Ambiente nas cidades paranaenses

Blog Single Interação, como no Programa Detetives da Natureza, é um dos grandes diferenciais da iniciativa
O Conexão Ambiental é uma plataforma colaborativa de ler e enviar informações ecológicas sobre os 399 municípios paranaenses. Idealizado pelo departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no endereço eletrônico www.conexaoambiental.pr.gov.br os internautas poderão visualizar todo conteúdo e receber informações periodicamente; contribuir com projetos, ações e iniciativas; cadastrar iniciativas relacionadas à Conservação da Natureza, Sustentabilidade e Educação Ambiental; sugerir links para facilitar a comercialização de produtos do Mercado Sustentável; enviar materiais educativos e de campanhas como cartilhas e folders; encaminhar notícias e divulgar eventos relacionados aos temas; além do acesso à Biblioteca Virtual e à Agenda Ambiental. Nesta iniciativa, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente tem parceria com a Celepar e o Instituto Lactec.

Para o secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, a solução aos problemas ambientais passa pela mudança de comportamento da sociedade, por meio da propagação do conhecimento.

“É um serviço de Educação Ambiental formal e não formal, auxiliando na conscientização das pessoas sobre a importância de conservar e recuperar o ambiente natural em que vivemos”, disse Antonio Bonetti.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Mariese Muchail, a meta é a construção de um ambiente democrático, com a participação efetiva de toda a sociedade que atua em prol das boas práticas ambientais.

“O portal foi desenvolvido em uma plataforma colaborativa para que governo, comunidade acadêmica, iniciativa privada, terceiro setor, entidades de classe e a sociedade civil possam contribuir com a formação de cidadãos mais sensíveis às questões ambientais”, afirmou Mariese Mariese.


Outras novidades
O programa Detetives da Natureza estimula a observação e auxilia no mapeamento da biodiversidade no Paraná, com fotos dos colaboradores da natureza, identificando espécies de animais e plantas, contribuindo para o banco de dados ambiental. Download do aplicativo iNaturalist (gratuito), preenchendo o cadastro e procurando o projeto Detetives da Natureza do Paraná.

A Revista Atlântica é uma publicação impressa da Coordenadoria de Educação Ambiental sobre o bioma Mata Atlântica, trazendo dados sobre as principais características de fauna e flora, a situação dos remanescentes e a importância da preservação, entre outras curiosidades.

“Iniciativas como essas demonstram o espírito público dos profissionais da Secretaria do Meio Ambiente e são fruto de uma gestão eficiente, que pela primeira vez atua efetivamente em favor do meio ambiente”, destacou o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo do Ministério Público, Alberto Vellozo Machado.

PautaSJP.com e informações da Agência de Notícias Paraná

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: