Hoje (21) começou o Verão, então confira cinco dicas de Eco Turismo da Eco Guaricana


Os passeios nas áreas verdes, como na Região Metropolitana de Curitiba, são excelentes atrativos, mas necessitam de preparação

Blog Single Grupo conduzido pelos guias da Eco Guaricana na Cachoeira dos Ciganos, a queda de água mais famosa de SJP
Curitiba e cidades metropolitanas apresentam excelentes atrativos de Mata Atlântica nos 29 municípios que compõem as localidades. Do Morro da Bocaina, em Bocaiúva do Sul, até a Serra da Guaricana, em São José dos Pinhais, não faltam opções para quem busca contato com a Natureza. Em áreas verdes de locais públicos, ou privados, é importante a preparação antes de caminhar, pedalar, banhar-se em cachoeiras, rapelar ou fazer um simples piquenique para a contemplação da fauna e flora. A temporada verão 2018-2019 começa hoje, dia 21 de dezembro. O período representa diversas oportunidades de lazer, porém, ter mais conhecimento e atenção quanto às atividades é sempre crucial, afinal, planejar nunca é demais.

Para auxiliar iniciantes e experientes em passeios ecológicos, a Eco Guaricana – Turismo e Educação Ambiental elencou cinco dicas para aproveitar melhor cada momento desta viagem em meio à Natureza. O jornalista Marcos Rosa Filho, parceiro de reservas ambientais particulares na Região Metropolitana de Curitiba, é quem traz as sugestões.

1º Procure informações sobre as atividades
Após a definição se o passeio será caminhar em estrada rural, fazer um trekking em uma área de mata, pedalar no cascalho, banhar-se em uma cachoeira ou contratar uma empresa para uma saída mais radical, como rapel e rafting, a 1ª dica é conversar com pessoas que já participaram da atividade para saber o que levar, tempo e forma de deslocamento, estrutura para banho e refeições, roupas, calçados e acessórios indicados (repelente, lanterna ou protetor solar). Nesta fase, é imprescindível ficar atento para a idade mais indicada. Pergunte se é possível levar crianças.

2º Reúna amigos, colegas de trabalho e familiares
O contato com a Natureza em grupo, além de favorecer a segurança, gera muitos momentos bacanas para conversar e se desconectar. A ideia é sair com o espírito de renovação emocional em uma proposta de imersão para oxigenar o corpo e a alma. Carregue comida leve e saudável, trazendo de volta todo o lixo que produzir.

3º Respeite os limites do corpo em equilíbrio e se movimente
Procure uma opção de atividade que consiga realizar. Grandes desafios são para pessoas experientes, que alcançam metas em médio e longo prazo. Cansar ou se machucar não é legal, pois, após o passeio, tem o retorno ao cotidiano. Não tome energéticos ou outros produtos para aumentar o desempenho, pois os exageros podem levar a dores musculares e remédios, iniciando um ciclo desfavorável. Alongamentos antes dos passeios são essenciais.

4º Segurança sempre é importante
Ao se deparar com um trecho que parece inexplorado, não queira ser explorador. Aceite as orientações e não corra riscos desnecessários, porque as paisagens são encantadoras e vale a pena retornar com ótimas lembranças e dar continuidade à vida em alto astral. Os guias devem ser capacitados em condução de grupos e equipamentos de segurança com qualidade.

5º Faça novos passeios e roteiros
Se ocorreu uma situação desfavorável em algum momento não desanime e mantenha a confiança. Um novo dia será um novo momento de experimentar diferentes opções, ou, voltar aos mesmos locais, pois a Natureza muda bastante, no mínimo, quatro vezes, sendo Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Marcos Rosa Filho é jornalista, com centenas de reportagens publicadas sobre Meio Ambiente, Bem Estar e outros temas ligados ao lazer e aventura.


Cinco anos de Eco Guaricana
A Eco Guaricana completou cinco anos com participação de três mil pessoas, incluindo mais de 600 estudantes de colégios privados. Desde 2013, a primeira marca a atuar regularmente em São José dos Pinhais com Eco Turismo estabeleceu parceria exclusiva com seis áreas preservadas como campo base, em Piraquara, Curitiba e Bocaiúva do Sul, conectando 130 km de florestas e estações ambientais particulares.

O portfólio da Eco tem pequenas e grandes RPPNs (Reservas Particulares de Patrimônio Natural). Quem investe nos momentos do chamado bem-estar contribui com a sustentabilidade financeira das áreas verdes. Os proprietários utilizam a receita em iniciativas preservacionistas com retorno direto ao visitante e sociedade.

Eco Guaricana
(41) 99641-9674 Email: luci.ane@ecoguaricana.com.br.
Facebook: Eco Guaricana. Site: www.ecoguaricana.com.br.
Instagram: @ecoguaricana.


PautaSJP.com – Agência de Notícias
www.pautasjp.com / pauta@pautasjp.com
Pauta Comunicações Ltda CNPJ 11516365/0001-90
Contato: (41) 3058-4192

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: