Nova equipe de bombeiros de Curitiba segue hoje para Brumadinho


Seis representantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) vão atender na tragédia da barragem da Vale, substituindo três agentes do grupamento

Blog Single Imagens dos integrantes do Gost semana passada nas ações de salvamento em Brumadinho
Com pouco mais de uma semana, desde que a barragem de minério de ferro da Vale estourou em Brumadinho (MG), matando mais de 300 pessoas, entre moradores e funcionários da empresa, novos integrantes de grupamento de bombeiros de Curitiba chegarão à cidade. Serão seis agentes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), que substituirão três colegas. Entre as atividades programadas, apoio na retiradas de corpos do lamaçal.

A equipe contará com o helicóptero que serve ao Gost por aqui. A aeronave é estruturada para este tipo de trabalho. Em 2008, o Grupo de Operações de Socorro Tático atuou nos desmoronamentos dos morros no Litoral do Paraná e em Santa Catarina, onde diversos bairros foram destruídos pela lama que veio das montanhas.

O Gost é uma unidade preparada para o combate a incêndio e ainda quatro especificidades que a credenciam para a missão em Minas Gerais em uma das maiores tragédias ambientais do mundo. Os bombeiros são capacitados para deslocamentos verticais, como rapel; acesso a estruturas colapsadas, incluindo prédios desabados; condução de cães farejadores na busca por desaparecidos; e mergulho em águas turvas como cavas e rios. A sede fica no bairro Cajuru, próxima das saídas paras as BRs que ligam a capital paranaense ao Litoral. Bombeiros do Gost operam resgates no Pico do Paraná.

Retornam, para a capital paranaense, o capitão Daniel Lorenzetto, comandante do Gost e mestre em Engenharia Floresta; tenente Luiz Henrique Vojciechovski, chefe de Operações Terrestres e especialista em busca e resgate em deslizamentos de terra; sargento Guilherme Berwanger, especialista em busca e resgate em estruturas colapsadas e salvamento (técnicas verticais, orientação e navegação).

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: