No dia de Curitiba, conheça a Rua São José dos Pinhais, na Capital


PautaSJP.com replica reportagem nesta sexta, 29 de março, sobre a via são-joseense onde estão curitibanos

Blog Single Rua de Curitiba que leva o nome da cidade vizinha é uma via extremamente comercial
Cerca de 300 estabelecimentos comerciais fazem parte de uma via de 3 km muito movimentada de carros e pedestres, com grandes conjuntos residenciais. Parece que estamos falando de uma rua em um dos vários centros de comércio de São José dos Pinhais, mas trata-se da Rua São José dos Pinhais que fica em Curitiba. A Capital do Paraná está de aniversário, com 326 anos. A Rua São José dos Pinhais é perpendicular à Rua Izaac Ferreira da Cruz, bairro Sítio Cercado. O PautaSJP.com percorreu a via e conversou com pessoas que trabalham e moram nesta rua e que relatam curiosidades sobre o local.

Alex Diego dos Santos Pereira mora na Rua São José dos Pinhais desde que nasceu há 21 anos. Ele trabalha no salão de beleza da família. “Lembro que uma vez a cliente do salão ligou para um taxista que foi até a cidade de São José dos Pinhais e é claro que não achava o nosso endereço. Ele desistiu e a cliente pegou outro taxi”, conta Alex Pereira.

A vendedora de uma grande loja de varejo, Suiene Franceline da Silva, fala que quando era criança havia uma comunidade de ciganos. “Tinha muitos terrenos baldios e os ciganos ocupavam algumas partes da rua que se transformou em uma via comercial por causa do movimento na Izaac Ferreira da Cruz”, lembra Suiene da Silva, que considera diferente trabalhar em uma rua com nome de cidade.

Cristopher Vitor atende há dez anos em uma loja de ferragens e quando passa o endereço aos clientes enfatiza que se trata da rua e não do município São José dos Pinhais. “Nunca deu problema, mas é bom sempre deixar claro sobre isso”, diz Cristopher Vitor.

A comerciante Franciele Meiras há poucos meses transformou sua loja de 1,99 em um açougue tipo boutique de carne e que leva o nome do padroeiro de São José dos Pinhais. “O objetivo foi homenagear o santo. Foi uma coincidência que é quase o mesmo nome da rua”, conta a proprietária da Casa de Carnes São José.

As vias paralelas à Rua São José dos Pinhais na Capital também são denominadas com nomes de municípios, sendo a Rua Tijucas do Sul, Rua Agudos do Sul, Rua Campina Grande do Sul e Rua Piraquara, mas estas são outras histórias.

PautaSJP.com (matéria originalmente publicada em 11/03/2013)

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: