Semana do Autismo em SJP reúne autistas, familiares, amigos e especialistas


Ações na cidade voltadas à conscientização crescem a cada ano com palestras, rodadas de conversa e pedal

Blog Single A antecedência no diagnóstico em crianças melhora o desenvolvimento físico e cognitivo
A cada ano, São José dos Pinhais tem maior envolvimento da sociedade na Semana do Autismo com a divulgação de ações de conscientização desta característica cognitiva e comportamental. Desde segunda-feira (01), acontecem encontros formais e informais como palestras, rodadas de bate papo e eventos especiais com os autistas. No domingo (07), está marcado uma pedalada intitulado Pedal Azul.

Segundo Aline Karim Menino, que é mãe de Lucas, de cinco anos, diagnosticado com autismo, o sentimento é de alívio com tantas atividades na cidade. “A gente nota que no município, em geral, as pessoas estão falando mais sobre o Autismo, o que contribui diretamente para a diminuição do preconceito nos lugares públicos e até mesmo na família”, diz Aline Menino, que reside no bairro Costeira e acrescenta sobre as clínicas e escolas. “A escola do Lucas, que é particular, tem programa de inclusão, e o atendimento clínico está cada vez melhor.”

Para a proprietária da Clínica Rehabilita, Maria Caroline Bório, que coordena o espaço com cerca de 80% de crianças e jovens autistas, o movimento gera apoio às famílias e inspira os profissionais. “Houve crescimento de produção científica quanto ao transtorno e a disposição de materiais para as sessões com os autistas, o que favorece a ampliação do serviço multisetorial, via a musicalização, psicomotricidade relacional, fisioterapia neurofuncional, entre outras especialidades. Como os autistas passam por diferentes especialistas, os diagnósticos são integrados o que favorece os atendimentos”, aponta a fisioterapeuta Maria Bório.

Entre as medidas da clínica no envolvimento com a causa, a produção de mensagens internas de orientações aos pais, encontro temático com as famílias, lançamento de um bóton e participação das atividades em geral pelo município.


Pedal Azul
A bicicletada Pedal Azul é domingo às 8h30, no Ginásio Ney Braga. A ciclista Carla Agulham, uma das organizadoras, é pedagoga, especialista em Interdisciplinaridade, além de qualificação em Educação Especial e atende autistas no Centro Especializado de Avaliação e Estimulação Precoce (CAEP) da Prefeitura.

“Em 2018, veio a sugestão de um primeiro pedal que foi sucesso e vamos repetir, impactando as comunidades e aproximando as famílias. A inclusão também acontece no ciclismo, com bikes adaptadas. Um momento especial será a presença dos pais do pequeno Danilo, que faleceu de Leucemia, com 5 anos, ano passado. Eles estarão com a carretinha em que Danilo era levado nos deslocamentos”, fala Carla Agulham.


Palestras na Câmara SJP
Hoje (03), às 19h, a Semana do Autismo no plenário da Câmara traz palestra com Berenice Viana. Na sexta, no mesmo horário, com Marcia Valiati. Na segunda (01), a explanação foi de Lucelmo Lacerda.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é 02 de abril. Em São José dos Pinhais, a data foi instituída no calendário oficial, por meio da Lei Municipal nº. 2.799 de 2017, como Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: