Diocese de São José dos Pinhais acolhe primeiro grupo de venezuelanos


Nas próximas semanas e meses, outros refugiados sociais serão alojados

Blog Single Fotos de Marcos Roberto Svieck
A Diocese de São José dos Pinhais acolheu, quarta (10), o primeiro grupo de venezuelanos que passarão a residir em várias cidades assistidos pelas paróquias da região. Cerca de 28 imigrantes desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena vindos da Diocese de Roraima. A recepção aconteceu na sede da Catedral de São José com a acolhida do bispo Dom Celso Antônio Marchiori. “Nos diversos lugares onde vocês estarão residindo, eu quero que vocês se sintam acolhidos no coração de Jesus”, declarou Dom Celso.

Segundo padre Roberto Carlos Granados Ayapi, coordenador da Pastoral do Migrante, que também participou dos encontros, as paróquias que vão atender os venezuelanos são: Catedral de São José; Paróquia Rainha da Paz, Borda do Campo; Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Piraquara; Paróquia Santo Antônio, Lapa; Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Piraquara; Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, Fazenda Rio Grande.

O Plano Nacional de Integração Caminhos de Solidariedade: Brasil e Venezuela é uma iniciativa da Diocese de Roraima com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa tem a colaboração do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e já conta com mais de 700 imigrantes cadastrados. A Diocese de São José dos Pinhais receberá, ao total, nesta primeira etapa, 45 pessoas. Outros grupos estão programados para chegarem nos próximos dias e meses.

No Paraná, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, em Curitiba, coordena o Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (Ceim-PR), que oferece acesso a serviços públicos estaduais e municipais, como regularização do status migratório; direitos fundamentais e legislação trabalhista; matrícula e revalidação de estudos realizados no exterior; e serviços e benefícios da Política de Assistência Social.

Texto original padre Marcio Adriano Krefer

PautaSJP.com e informações Diocese SJP

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: