Unilivre e Estado do Paraná preparam o 1º Jogos Internacionais da Natureza


Competição em 2020 voltada ao Eco Turismo contempla municípios do Litoral e metropolitanos, como São José dos Pinhais

Blog Single Provas de escalada, mountain bike e trekking estão entre as atividades de competição na Natureza
A Universidade Livre do Meio Ambiente (Unlivre), governo do Estado e representantes também dos governos municipais, com envolvimento da iniciativa privada, se mobilizam para a realização do 1º Jogos Internacionais da Natureza do Paraná, inicialmente, integrando a Serra do Mar e Litoral, e os municípios da Região Metropolitana de Curitiba, com previsão de organização da primeira competição em 2020. Ontem (14), às 9h, na sede da Unilivre, ocorreu a terceira reunião para definições gerais do evento.

Os jogos, com a coordenação da Unilivre, pretendem integrar os municípios do alto da Serra do Mar com os do Litoral. A meta é tornar os jogos instrumentos para proporcionar vivência socioambiental com atividades esportivas, culturais e de sustentabilidade, trazendo promoção econômica e social às comunidades locais.

O evento, por ser nacional e internacional, deve trazer para região milhares de participantes do Brasil e do exterior em modalidades como: Corrida Trail, Maratona, Corrida de Orientação, Montain Bike, Cliclismo, Balonismo, Voo livre, Escalada, Golf, Hipismo, Arco e Flecha, Remo, Iatismo, Triatlon e Rafting. As provas deverão ser realizadas nos 12 municípios que compõem a área litorânea e adjacentes à Serra do Mar: Quatro Barras, São José dos Pinhais, Campo Largo, Pinhais, Piraquara, Morretes, Paranaguá, Matinhos, Guaraqueçaba, Pontal do Paraná, Guaratuba e Antonina.

O superintende da Unilivre, Celso Kloss, fala que a população local receberá capacitações para dar acolhimento aos atletas e ao público em geral. “Os projetos de preservação da natureza serão mostrados em feiras e visitação programada em áreas de preservação. Locais turísticos e de gastronomia ganharão destaque na divulgação dos eventos esportivos, oportunizando investimentos no setor e serão realizadas várias palestras e conferências sobre sustentabilidade, exposições e feiras nos diversos municípios participantes, mostrando a nossa cultura de música, gastronomia e artesanato local”, explica Celso Kloss.

O primeiro encontro para a realização do evento foi dia 24 de abril, na Vinícola Araucária em São José dos Pinhais e contou com a presença do Secretário de Esportes do Paraná, Helio Renato Wirbiski, Renato Adur, Coronel Malucelli, além dos idealizadores do projetos, representantes de secretarias de prefeituras envolvidas e equipe da Unilivre.

PautaSJP.com e informações da Unilivre

Compartilhe esta notícia no Facebook: