Pref. SJP lança edital de estudo de futuro parque municipal


Bairro Del Rey, a 9 km do centro, está diretamente ligado à Bacia do Miringuava e presença de espécies nativas de fauna e flora

Blog Single Localidade de Mata Atlântica tem espécies extremamente ameaçadas
O Parque São José dos Pinhais é um comodato na divisa com Curitiba autorizado pelo governo do Estado. A ideia de uma unidade de conservação no Del Rey, localidade de Mata Atlântica entre o Barro Preto e o Miringuava, pode gerar o primeiro parque municipal de São José dos Pinhais. Conhecido nos anos de 2010-12 por invasões, incluindo quadrilhas que cortavam madeira em áreas da Prefeitura, acabavam com as nascentes e vendiam casas e loteavam irregularmente, o Del Rey faz parte de um contínuo de Mata Atlântica com a presença de grande diversidade de mata e bichos como arapongas, macacos, lontras e tucanos.

Também é sede de captação de água da Sanepar, o que é um das justificativas de proteção por meio da criação de um novo parque, conforme pré-estabelecido pela Promotoria de Meio Ambiente em 2015. Diferentes órgãos públicos formaram frente para as questões de regularização dos moradores e possíveis desapropriações.

O edital lançado, recentemente, trata da contratação de empresa para estudos ambientais e sociais, como diagnóstico biológico na identificação dos serviços ambientais de abastecimento de água, regulação hídrica, conservação de solos, refúgio da fauna, áreas de preservação permanente e áreas de reserva legal, orientação de planos de manejo, caracterização das principais formações vegetais, espécies protegidas, raras, endêmicas e ameaçadas de extinção, entre outras especificidades.

A complexidade de profissionais envolvidos compreende o trabalho em conjunto de biólogos, botânicos, ornitólogos, engenheiros florestal, agrônomo e cartográfico, geólogo, sociólogo, assistente social e demais qualificações.

Link edital:
http://externo.sjp.pr.gov.br:65368/licitacao/upload/12526/12526_3575698902_F_P_20190507110039.pdf

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: