Campanha Um Dia no Parque levou mais de 5 mil visitantes às UCs estaduais


No domingo (21), as unidades de conservação, como Guartelá e Vila Velha, receberam participantes do dia especial de valorização da Natureza

Blog Single Parque Estadual em Vila Velha, Ponta Grossa, foi um dos mais requisitados
Mais de 5 mil pessoas visitaram parques estaduais do Paraná no domingo (21) como parte da campanha Um Dia no Parque, de acordo com o governo do Estado, em apoio a um movimento nacional que acontece todo ano. Foram promovidas atividades diferenciadas em 15 parques com o objetivo de levar mais pessoas às áreas verdes para atividades de lazer, prática de esportes e, principalmente, conscientização ambiental. O levantamento do Instituto Ambiental do Paraná sobre a campanha foi divulgado ontem (24).

As ações ofertadas ao público incluíram limpeza, caminhadas, trilhas, palestras, yoga, jogos educativos sobre a flora e fauna, brincadeiras interativas, baldeação de pedras e educação ambiental. É a segunda vez que o Paraná participa da campanha realizada pela rede Pró UC, em parceria com o IAP.

A maioria dos visitantes veio da própria região em que cada parque está localizado, e também de Curitiba e dos estados de Santa Catarina e São Paulo. “Milhares visitando, curtindo, vivendo e aprendendo o quanto é importante preservar a natureza”, destaca o diretor de Gestão do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, Aristides Athayde.

O Parque Estadual do Monge, no município da Lapa, foi o mais visitado – 1,8 mil pessoas passaram pelo local. No Parque Estadual Mata São Francisco, entre Santa Mariana e Cornélio Procópio, o público pode ver de perto cobras, lagartos e aranhas. Eles foram levados ao local pelo Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente.

“Nas Unidades de Conservação encontramos um trabalho fantástico de voluntários e de entidades que se dedicam a promover o uso e a conservação desses belíssimos espaços naturais”, diz o diretor.


Lixo
No Parque Estadual do Monge 25 voluntários ajudaram diretamente na limpeza do local e 60 indiretamente. Foram recolhidos 400 quilos de lixo em uma região de ribanceira. O material reciclável foi doado para Associação dos Catadores da Lapa.


Parques
Participaram da ação o Parque Estadual do Monge, Parque Estadual do Marumbi, Parque Estadual de Vila Velha, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual Mata dos Godoy, Parque Estadual João Paulo ll, Parque Estadual Lago Azul, Parque Estadual Mata São Francisco, Parque Estadual Rio da Onça, Parque Estadual Ilha do Mel, Parque Estadual do Pico Paraná, Parque Estadual Serra da Baitaca, Parque Estadual Vila Rica do Espirito Santo, Parque Estadual do Palmito e Mananciais da Serra.

PautaSJP.com e informações Agência de Notícias PR

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: