Prefeitura de SJP inaugura espaço especializado em Agroindústria


Local vai atender cooperativas auxiliando processamento, negociação e escoamento de produções

Blog Single
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, inaugurou, ontem (27), a Agroindústria Municipal Prefeito João Ferreira. A Agroindústria é um espaço que tem como objetivo atender cooperativas de produtores rurais, auxiliando no processamento, negociação e escoamento de suas produções.

O terreno possui um total de 7 mil m², cedido pela Prefeitura, com recursos oriundos do Fundo Municipal do Desenvolvimento Rural, em que foram investidos aproximadamente R$1.500.000,00 reais para a obra. Os recursos do Fundo são investidos em ações que revertem ao próprio produtor rural, como a construção da Agroindústria.

Aproximadamente 880 m² contemplam a área construída para a Agroindústria, que conta com equipamentos de processamentos de frutas e vegetais. No complexo há três Câmaras, entre elas de resfriamento, congelados e túnel de congelamento, área de lavagem e seleção de produtores, duas salas de equipamentos, espaço de carga e descarga, espaço para armazenagem de produtos in natura, sala de administração, cozinha industrial para preparos de geleias e embalagens, além de refeitório e banheiros.

Todos os equipamentos da Agroindústria foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura, com o objetivo de incentivar ainda mais o desenvolvimento agrícola municipal. De acordo com o prefeito Toninho Fenelon, São José dos Pinhais é um município com quase 80% de área rural, sendo imprescindível o trabalho dos agricultores para o desenvolvimento local. “A Agroindústria além de facilitar a vida dos nossos agricultores, irá aproximá-los a ter um melhor rendimento, um melhor ganho, e com isso ter uma melhor qualidade de vida”, explicou o prefeito.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Osmar Foggiatto, a inauguração da Agroindústria é motivo de comemoração, pois irá ajudar os agricultores de São José dos Pinhais. “A Agroindústria funciona através das cooperativas. As cooperativas têm seu quadro de associados, eles vão preparar o produto todos aqui, armazenar, congelar, para entregar ao mercado”, contou.

Durante a cerimônia de abertura, os representantes das Cooperativas Copasol, Coocastel e Coop Hort, puderam assinar o termo das cooperativas. Estiveram presentes durante a solenidade, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon; vereadores Professor Marcelo, Elcio do Bolinho, Nina Singer, Luiz Paulo, Edson Dangui, Tadeu Camargo, Tico Setnarsky, Abelino, e demais vereadores representados; secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Osmar Foggiatto, de Segurança, Fabiano da Rosa, Viação e Obras Públicas, Marco Setim, Governo, Claudio Alves, Transporte e Trânsito, Fabrício Tambolo, Finanças, Josué Bonk Setenareski, Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, e Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Irapuan Cortes Santos; representante da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná; servidores municipais e estaduais; representante do CEASA, Paulo; familiares do ex-prefeito João Ferreira; presidentes das cooperativas; presidente do Sindicato Rural, Paulo da Nova; ex-prefeito e deputado Leopoldo Meyer; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Afonso Rendak; agricultores e agricultoras são-joseenses.

Agroindústria Municipal Prefeito João Ferreira
Local: Avenida Norte, 120, Campo Largo da Roseira – Complexo da Audi

PautaSJP.com e informações Pref. SJP

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: