Cultura SJP traz vídeo documentário sobre o Automobilismo Paranaense


Exibição mostra imagens raras como “Las Carreteras" no Teatro SESI na Rua XV, quarta (21), às 19h

Blog Single Em 2011, Museu Atílio Rocco se tornou uma grande mostra de carreteras
Amanhã (21), às 19h, no Teatro SESI, a Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais trará à população um vídeo documentário sobre a história do automobilismo no Paraná, incluindo imagens de veículos de corridas e provas que aconteciam em São José dos Pinhais. Poucos registros existem sobre o surgimento da prática do esporte a motor no Paraná, sobretudo em Curitiba, conforme revelações da pesquisa Automobilismo Paranaense: Uma História Não Contada.

Embora o estado seja o único no país com três autódromos de asfalto, dois administrados e geridos pelo poder público, Cascavel e Londrina, e outro privado, o Autódromo Internacional de Curitiba, considerado o segundo melhor do Brasil, até o momento, o tema não despertou muito interesse de historiadores, jornalistas ou cineastas. Mais de um século se passou desde que aconteceu a primeira disputa automobilística em solo paranaense.

O automobilismo é uma prática que leva centenas de pessoas a investir alto na preparação de carros de competição, tendo como retorno a satisfação de testar os limites do homem no comando de uma máquina e incitar uma atividade que, na maioria das vezes, passa de pai para filho.

O doc tem direção de Eni Alves e traz diversos pilotos entrevistados, como Altair Barranco, Andrei Carta, Ari Moro, Ariel Barranco, Beto Borghesi, Christiano Bornemann, Darci Barranco, Edison Graczkyc, Emerson Fittipaldi, Eveline Tokarski, Henrique Meister Neto, José Bornemann, Marcelo Afornari, Miguel Beux, Miriam Buso, Rafael Barranco, Ruslan Carta, Ruslan Carta Filho, Stive Tokarski e Vitor Magliocco.

A iniciativa da Secretaria de Cultura tem o intuito de resgatar parte da história e da prática deste esporte, que também foi vivida em São José dos Pinhais nas corridas urbanas nos anos 50 e 60. Em 2011, o Museu Atílio Rocco apresentou vários carros, incluindo as carreteras, famosos veículos de corrida das primeiras décadas do século 20 e que continuaram por muito tempo como categoria única de antigos. A mostra “Carreteras: a história em alta velocidade” teve exposição de 16 carros e também recortes de jornais relembrando os feitos de alguns corredores de São José dos Pinhais e de Curitiba.

Serviço
Vídeo Documentário sobre o Automobilismo Paranaense
Os eventos, previamente agendados na Secretaria de Cultura, ocorrem toda quarta-feira no Teatro SESI, localizado na Rua XV de Novembro, 1.800 – Centro (esquina com a Avenida Rui Barbosa). Ingressos e informações sobre a apresentação podem ser obtidos, com o Vitor no Museu Municipal Atílio Rocco pelo telefone (41) 3381-5900 ou no dia do evento na Bilheteria do SESI.
Ingressos: gratuito

PautaSJP.com

Compartilhe esta notícia no Facebook: