“Vamos polinizar e não polemizar”, diz campanha Doe Uma Flor 2019


Dia 23 de setembro começa a Primavera e várias ações em SJP voltadas ao bem estar na estação mais florida do ano

Blog Single Katia Velo é artista plástica, colunista e professora de Arte
A artista plástica Katia Velo mais uma vez lança a Campanha #doeumaflor. Como em edições anteriores, o objetivo é resgatar a admiração pelas flores e motivar as pessoas a “polinizarem” boas ações numa das estações mais bonitas do ano, a Primavera.
“As flores alegram, enfeitam, encantam pela beleza de suas formas, pluralidade de suas cores, envolvendo-nos com seu perfume. A campanha nasceu de forma singela e despretensiosa e a cada ano ganha mais admiração e participação, tornando-se uma iniciativa que envolve pessoas com um único desejo, tornar a vida mais leve, livre e linda”, fala Katia Velo. Dia 23 de setembro é a data oficial da chegada da Primavera 2019 no Hemisfério Sul.


"Polinizar é preciso, polemizar não é preciso"
Parafraseando Camões, o tema da Campanha #doeumaflor deste ano traz o tema “Vamos polinizar e não polemizar”. “É extremamente oportuno, afinal, vivemos bombardeados por fake news, debates infrutíferos sobre política, religião, futebol ou preferência sexual, entre outras balelas. E pior, não nos leva a lugar algum. Já é de conhecimento geral, que a negatividade, a raiva, a lamúria, entre outros problemas não faz bem nem ao corpo, nem à mente”, enfatiza Katia Velo, que acrescenta sobre a frase “Faça o que eu falo e não o que faço”.

“Vivemos tempos escuros e difíceis, haja vista o número crescente de suicídios. Mas, há também muita hipocrisia, por exemplo, as pessoas ficam debatendo sobre a Amazônia cuja discussão e preocupação são legítimas, mas não colocam água na planta que está dentro de casa. Há muita notícia e pouca informação. Estamos muito conectados aos eletrônicos e desconectados da Mãe Natureza. É preciso perceber nossos instintos e deixar fluir nossas emoções. A Primavera tem um efeito transformador na natureza e nos animais. Na Primavera, nós também passamos por um processo de renovação, revigoramento e rejuvenescimento. Nós fazemos parte da natureza. Aliás, ela poderá viver sem nós, mas a gente não vive em ela.”


Polinização é um dos conceitos
Quase todo dia há informações de que as abelhas estão desaparecendo. Elas são as principais polinizadoras da Natureza. Os motivos são vários e tem até nome e sobrenome, CCD (Colony Collapse Disorder – Síndrome do Colapso das Colônias). Um dos motivos apontados é o uso de pesticidas, mas obviamente não é o único. Sem a polinização, cairá drasticamente a quantidade e qualidade de flores, frutos e alimentos. Haverá uma ruptura em toda a cadeia alimentar e no ecossistema, pois dois terços dos alimentos que nós ingerimos são cultivados com a ajuda destas operárias.


Participe da Campanha #Doeumaflor
Participar é simples: use roupas coloridas e floridas, fotografe flores, faça um poema, um elogio, doe uma flor real, virtual, artificial, use a logo da Campanha ou sua imaginação, o mais importante é o gesto, pois o objetivo é celebrar a estação mais alegre, colorida e florida do ano. E não esqueça de postar, curtir, comentar e compartilhar nas suas redes sociais situações alusivas à primavera, usando hashtag #doeumaflor. Na próxima edição da Folha da Mulher sua foto poderá estar entre as escolhidas.

Realização: Jornal Folha da Mulher; KV – Arte, Cultura e Entretenimento; e Savannah.
Apoio: Casa de Yoga Maha Devi; Escola Evolutiva; GuiaSJP e Eco Guaricana.

Contato Katia Velo

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: