Sanepar lança na Câmara de SJP a ideia de um Colégio Rural na Colônia Murici


Se aprovado, projeto seria bancado pela estatal como contrapartida social quanto a construção da Barragem do Miringuava

Blog Single Audiência pública teve a participação de diferentes entidades sociais
Nos últimos anos, uma grande obra está sendo construída pela Sanepar na região da Colônia Murici para dobrar o fornecimento de água à Curitiba a partir da área rural de São José dos Pinhais. A ampliação do acúmulo de recursos hídricos no Rio Miringuava dará origem à formação, entre 2020 e 2021, da Bacia do Miringuava, com cerca de 300 kms quadrados que vão atingir mais de 100 propriedades. A estatal lançou na Câmara de São José dos Pinhais a ideia de um Colégio Rural para jovens e adultos, sendo construído pela Companhia de Saneamento do Paraná como contra partida social, e que se tornaria uma unidade da rede estadual de educação.

O impacto da Bacia do Miringuava é direto na cultura da produção agrícola, pois demanda a diminuição de defensivos na agricultura convencional, desapropriação de áreas, sendo que, muitas, já foram indenizadas, além de uma grande mudança na bio diversidade com aumento expressivo da umidade nas localidades. O alagamento deixará embaixo de água milhões de espécies de flora e fauna.

Desde 2011, representantes dos diversos bairros, como Murici, Avencal e Inhaíva, visitaram diferentes modelos de Educação, sendo Casa Familiar Rural, Escola Rural e Colégio Agrícola. “Foram as opções que conhecemos, como nas cidade de São Mateus do Sul, Lapa e Bituruna. Por meio desta audiência pública, as comunidades vão conhecer as possibilidades e escolher qual modelo de ensino será adotado. Em uma consulta prévia, temos 90% de escolha pelo Colégio Agrícola para aprendizado de agricultura e meio ambiente”, comentou Camila Przybyclen, da Comissão Municipal de Jovens e Mulheres Rurais de São José dos Pinhais.

O presidente da Câmara, Assis Pereira, que é professor universitário, destacou a pluralidade da proposta. “Cabe à população definir o que é melhor para os moradores e consequentemente para a cidade.”

Programa da Eco Guaricana apresenta potencial turístico da Bacia do Miringuava
Inscreva-se no canal, clique no link, assista e curta o vídeo em que o jornalista Marcos Rosa Filho, além de pedalar, em uma nova rota turística da Colônia Murici, entrou de caiaque dentro do Rio Miringuava

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: