Bicicletaria Cultural realiza 1° Curso de Construção de Bike de Bambu


Workshop em que os participantes sairão da oficina com seus quadros próprios acontece nos dias 28 e 29/02 e 01/03, em Curitiba

Blog Single Instrutores, que virão do México, são de marca famosa na produção de modelos de bambu, a BambooCycle
A Bicicletaria Cultural é um centro de artes e ações de mobilidade localizada em Curitiba, também loja, oficina e estacionamento de bikes, sede de reuniões da Ciclo Iguaçu, entre outras “pedaladas” que já colocaram o espaço como um dos principais negócios sociais do mundo (Prêmio Smart Living Challenge 2014). Lançada pelos ciclo ativistas Patrícia Valverde e Fernando Rosenbaum, a Bicicletaria Cultural inova mais uma vez com a organização do 1° Curso de Construção de Bike de Bambu, de 28 e 29 de fevereiro e 01 de março de 2020, com grupo experiente de instrutores vindos especialmente do México.

“É um sonho que temos há muito tempo, porque cada bicicleta de bambu é original. Buscamos uma equipe muito qualificada e famosa pelos quadros da marca BambooCycle. O material usado é tratado e certificado pelo grupo BambooCycle, via o construtor Diego Cárdenas”, diz Patrícia Valverde que, com o marido, Fernando Rosenbaum, é organizadora do worshop.

“As vagas são limitadas neste curso de três dias. O investimento é até menor do que comprar um quadro pronto na internet. Os alunos devem definir se querem um quadro infantil, de speed, mountain bike ou de passeio, e indicarem quem será o parceiro no processo construtivo. Os instrutores chegarão um pouco antes para conhecerem os fornecedores e escolherem os bambus”, explica Fernando Rosenbaum.

Ainda segundo os realizadores, além da leveza e as belíssimas cores e brilho, existe o impacto na valorização da escala humana, revelada no trabalho de artesania e a circulação de material natural e ecológico. Trata-se de uma bicicleta feita da mata, pois o bambu é planta muito conhecida em vários locais do mundo, com maior presença nos países tropicais, tão forte quanto a fibra de carbono,

A Eco Guaricana, marca de Eco Turismo parceira da Bicicletaria Cultural, possui uma bike de bambu desde 2014, feita pelo artesão gaúcho Klaus Volkman. A bicicleta já foi ao Litoral pela Estrada da Graciosa em viagem de Curitiba a Antonina. O modelo, tipo mountain bike, está em exposição na loja.

“Uma situação curiosa que posso dar como depoimento, é a comprovação de um fato que me falaram quando comprei a bike de bambu, de que nunca mais eu iria parar em um posto de gasolina, ou demais locais, como bicicletário de shopping, sem alguém perguntar sobre a bicicleta”, conta o jornalista Marcos Rosa Filho, criador da Eco Guaricana.

Informações de valores e inscrição
Investimento 350 dólares (cerca de R$ 1.500,00) com direito a mais uma pessoa para participar das aulas e fabricação. Datas: 28 de fevereiro (16h - 21h); 29 de fevereiro e 01 de março (10h - 19h).

Contato Bicicletaria Cultural 41-3153-0022. Rua Presidente Faria, 226, centro de Curitiba, bicicletariacultural@gmail.com.

Confira o site www.bamboocycles.com e o vídeo de divulgação do curso
https://www.youtube.com/watch?v=noQ-cPehq4M

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: