Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais voltará dia 15 após cinco anos


Principal mostra cultural da cidade foi encerrada depois de 14 anos de muito sucesso por críticas quanto a gastos e que evento seria promíscuo

Blog Single Além da apresentação dos bonecos gigantes, havia o desfile das crianças fantasiadas
A cidades de Curitiba e região possuem pouco interesse pelo público quanto ao Carnaval. A maioria das pessoas prefere curtir os dias de folia nos trios elétricos das praias. Em 1999, por meio do programa O Boneco e a Sociedade, São José dos Pinhais se tornou referência, até mesmo para a Capital, com a realização do Carnaval de Bonecos. Os desfiles na matinê infantil e de noite, até 2013, reuniam milhares de familiares e amigos nas arquibancadas para assistir os bonecos gigantes, feitos como personagens dos contos de fada, como princesas, dos quadrinhos, como os heróis, figuras folclóricas como o saci, jogadores de futebol e personalidades importantes de São José dos Pinhais, como o professor e poeta Leopoldo Scherner. Em um modelo menor, mas que promete o mesmo encantamento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), acontece o retorno da mostra cultural dia 15 de fevereiro, das 14h às 17h, em desfile pela Rua XV, a partir da Igreja Matriz, até o Centro de Vivência João Senegaglia.

Entre as queixas que geraram o fim dos desfiles, conforme apuração do PautaSJP.com na época, via conversa em sigilo de gestores públicos, o custo de R$ 1 milhão. “Era um evento de um dia”, relatou um dirigente no período de cancelamento, em janeiro de 2014. A medida ocorreu apesar do grande público e presença das redes de televisão, do projeto de fabricação com centenas de alunos, e prévias do desfile são-joseense em Curitiba, no desfile das escolas da Capital e Litoral.

Outra reclamação, seria o incentivo e gasto por parte da Prefeitura de uma festa considerada promíscua por vereadores e diretores e diretoras de escolas públicas. Nos últimos anos, até foram organizadas apresentações dos personagens, mas sem desfile de carnaval.


Serviço das atividades culturais infantis dia 15/02
Desfile 15 de fevereiro (sábado) com participação gratuita.
Concentração 14h em frente à Igreja Matriz na Praça 8 de Janeiro.
Encerramento 17h no Centro de Vivência João Senegaglia.
Presença especial da bateria da Escola de Samba Leões da Mocidade – Sociedade Recreativa Beneficente e Cultural (S.R.B.C.E.S), de Curitiba.


PautaSJP.com – jornalista Marcos Rosa Filho

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: