Convergência, união, associação

Blog Single
Por Adelino Venturi*

É para comemorar em grande estilo a fusão entre os bancos brasileiros Itaú e Unibanco, formando a maior instituição de crédito do Hemisfério Sul do planeta.
Muito já se comentou sobre este assunto. Mas, é importante que façamos desse episódio um bom exemplo de comportamento empresarial e pessoal.
Neste caso, a fusão entre dois bancos genuinamente brasileiros nos enche de orgulho nacionalista e nos ensina que devemos compartilhar com nossos companheiros empresários e, por conseqüência, com nossas empresas, as informações sobre os negócios imobiliários, na região de São José dos Pinhais.
O tempo da concorrência desleal e predadora já passou. Ficou lá nos cantos escuros do século passado.
Hoje, a modernidade nos orienta para a idéia de associação, de convergência, de reunião dos valores de uma área econômica, visando o fortalecimento do nosso objetivo final: o mercado.
A propósito, a Câmara Setorial Imobiliária da nossa Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço de São José dos Pinhais), realiza entre os dias 17 e 21 do corrente mês o Programa de “Desenvolvimento Interpessoal para Núcleos Setoriais”, dedicado ao setor imobiliário.
O curso é promovido pelo competente Sebrae e tem como objetivo desenvolver habilidades interpessoais e intergrupais que possibilitam a convivência de forma mais construtiva; e resgatar junto aos participantes conceitos e conhecimentos que facilitarão seu importante papel de articuladores no Núcleo Setorial.
O conteúdo é formado pelo pensamento estratégico em relação às diversas etapas e peculiaridades do processo de formação e manutenção de um grupo econômico. Relações interpessoais.
Afinal, por que a Câmara Setorial Imobiliária realiza este evento de aprimoramento e valorização profissional?
É simples: A continuidade das ações do Núcleo Setorial necessita tanto de instrumentos e técnicas quanto de atitudes e comportamentos coerentes com os objetivos propostos, facilitadores e impulsionadores dos projetos de desenvolvimento elaborados.
Ou seja: buscamos dar continuidade ao conhecimento adquirido em nossas realizações e transações imobiliárias, mas de maneira coletiva e distante do individualismo característico do antigo modelo de concorrência desleal e predadora. Para melhor informar sobre o assunto a nossa companheira Silvana atende aos interessados pelo fone 3525-0801, na Aciap.
Vamos todos nós, portanto, nos unir em torno das questões do nosso interesse empresarial, porque são conquistas que pertencem, também, aos nossos clientes, à nossa comunidade, enfim.
É importante lembrar ainda que o mercado imobiliário da região de São José dos Pinhais é o mais ativo e empreendedor no Paraná.
Esse é um mercado em constante evolução, porque nossos companheiros empreendedores imprimem as mudanças e inovações, conceitos exigidos por consumidores cada vez mais atentos e rigorosos quanto à qualidade no atendimento –que inclui o conhecimento sobre a realidade cultural, econômica e social, como a crise e a extensão temporal das conseqüências- além dos valores éticos e morais, inerentes ao profissionalismo, cada vez mais preponderante.
Nada pode ser mais avançado, portanto, do que a convergência, a reunião e a idéia de associação em todos os sentidos, inclusive no ramo imobiliário.

*Adelino Venturi é professor, empresário e coordenador da Câmara Setorial Imobiliária da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (Aciap), de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: