Prefeitura de SJP faz blitz no comércio que descumpriu decreto estadual do coronavírus


Executivo Municipal lança plataforma online sobre o Covid-19 quanto a prevenção e contaminação

Blog Single Infração é: "infringir determinação do poder público a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa
Nesta semana, alguns comerciantes de São José dos Pinhais adotaram um formato particular de atender os clientes, colocando cartazes na entrada das lojas e um “labirinto” para receber a clientela com espaços de um metro e meio de distância para prevenir a contaminação de coronavírus. Uma ação conjunta entre as Secretarias de Saúde, Segurança e Finanças percorreu os estabelecimentos comerciais, ontem, orientando quanto ao descumprimento do Decreto Estadual 4.317, lançado do dia 21 de março de 2020, que endureceu as obrigações de isolamento social ao comércio e serviços que não são gênero de primeira necessidade.

Em reportagem anterior, lojistas criticam paralisação

Os comerciantes das atividades que não se encaixam no decreto assinaram um termo de ciência e foram orientados a fechar os estabelecimentos enquanto valer a medida pelo Estado e pelo Município. Segundo o Executivo Municipal, quem insistir comete crime previsto no Código Penal no Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal de São José dos Pinhais, por meio dos telefones 153, 0801530800, e também pelo aplicativo 153 Cidadão.


Atividades essenciais
No site da Prefeitura de São José dos Pinhais (http://www.sjp.pr.gov.br/) há cartilha explicativa sobre os serviços mantidos em funcionamento em decorrência a pandemia do Covid-19. A cartilha explica que são consideradas atividades essenciais aquelas indispensáveis e/ou inadiáveis às necessidades da comunidade. Entre os serviços obrigatoriamente mantidos está a assistência de saúde, vendas de suprimentos, como supermercados e padarias, indústrias, construtoras e obras, produtos de saúde, entre outros.


Plataforma online sobre o Covid-19 na prevenção e contaminação
A Prefeitura de São José dos Pinhais lançou plataforma online sobre o novo vírus. O endereço http://coronavirus.sjp.pr.gov.br/ tem estrutura completa para o cidadão que ainda tem dúvidas sobre o Coronavírus. Na plataforma encontram-se dicas de prevenção, formas como o vírus é transmitido, quais são os sintomas e tratamentos. Também é possível acessar as dúvidas mais frequentes sobre as ações da Prefeitura de São José dos Pinhais no combate ao Covid-19.
Além da plataforma digital, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde ainda disponibiliza dois números para que a população possa tirar dúvidas sobre o Coronavírus. O telefone (41) 3381-6388, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 19h, e o Whatsapp pelo número (41) 98508-0364, com funcionamento 24h.

PautaSJP.com e informações Prefeitura de SJP

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: