Começa hoje (09) novo decreto da Prefeitura de SJP sobre coronavírus


Comércio e serviços considerados não essenciais continuam com obrigação de paralisação. O que pode ficar aberto deve se preparar mais como higienização das máquinas de cartão.

Blog Single Caso possam funcionar, estabelecimentos comerciais devem aumentar cuidados contra o covid-19
A Prefeitura de São José dos Pinhais publicou ontem (08), novo decreto (nº 3.782) válido a partir de hoje (09) sobre a pandemia coronavírus com foco no enfrentamento da emergência em saúde pública. A medida trata principalmente do funcionamento dos serviços e atividades consideradas essenciais e os processos de higienização, espaçamento entre as pessoas, atendimentos prioritários, equipamentos de proteção e demais itens que minimizem um possível contágio pelo coronavírus.

Três itens de artigos estão diretamente ligados ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais, como de alimentos, e serviços de infraestrutura como nas áreas de abastecimento de energia e água.

Art. 2º O funcionamento dos serviços e atividades consideradas essenciais também deverão observar as seguintes obrigações:
I – priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes a grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos e gestantes;
II – priorização de trabalho remoto para os setores administrativos;
III – adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho, conforme recomendação dos órgãos nacionais e internacionais de saúde;
IV – estabelecer que as pessoas que acessarem e saírem do estabelecimento façam a higienização com álcool-gel 70% ou preparações antissépticas ou sanitizantes de efeito similar, disponibilizando em pontos estratégicos como na entrada do estabelecimento, nos corredores, balcões e mesas de atendimento dispensadores para uso dos clientes e funcionários;
V – a realização de procedimentos que garantam a higienização contínua do estabelecimento, intensificando a limpeza das áreas com desinfetantes próprios para a finalidade e realizar frequente desinfecção com álcool 70%, quando possível, sob fricção de superfícies expostas, como maçanetas, mesas, teclados, mouses, materiais de escritório, balcões, corrimões, interruptores, elevadores, balanças, banheiros, lavatórios, entre outros;
VI – fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual aos funcionários, tais como máscaras preferencialmente de pano, luvas e álcool 70%.
§10 Nos locais que utilizem quaisquer equipamento que possua painel eletrônico de contato físico deverão ser higienizados com álcool 70% ou preparações antissépticas, após cada uso.


Confira a íntegra do novo decreto


Sem mortes em SJP e 09 infectados
Segundo o Departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, conforme o boletim diário de ontem (08), até 14h, a cidade tem 06 casos em investigação; 119 casos descartados; e 09 casos positivos de coronavírus.


Em CTBA,cinco mortes em menos de uma semana
De acordo com a Secretaria da Saúde de Curitiba, o boletim sobre a Capital traz os seguintes dados até ontem (08): 749 descartados; 147 suspeitos; 228 confirmados; 83 liberados; e 05 óbitos.


PautaSJP.com e informações da Prefeitura de São José dos Pinhais

Compartilhe esta notícia no Facebook: