Com todos de máscara, segundo prefeito Greca, amanhã (17) comércio reabre em CTBA


Medida pode ser seguida por cidades metropolitanas como SJP. Retomada seria cedo demais de acordo com profissionais da Saúde, incluindo médicos ligados às Prefeituras.

Blog Single Prefeito Rafael Greca (foto Paraná Portal)
O prefeito Rafael Greca anunciou reabertura do comércio curitibano amanhã (17) ao divulgar novo decreto para hoje (16) com medidas adicionais de postura sanitária ao enfrentamento da pandemia do coronavírus. Entre elas, a obrigatoriedade de uso de máscaras em áreas públicas, e dentro de ônibus coletivo e estabelecimentos comerciais e de serviços, e responsabilização dos empresários pelo descumprimento das orientações. “Quem abrir seus negócios terá responsabilidade social de atender as orientações de utilização de máscaras, distanciamento e álcool gel”, falou Rafael Greca.

Com oito mortes desde o anúncio do primeiro óbito dia 06 de março, Curitiba pode estar antecipando a retomada das atividades não essenciais, como lojas de eletrônicos, antes do tempo. “Projetamos que nestes dias, como a segunda quinzena de abril, teremos um pico de contaminação e maior procura dos serviços de saúde na primeira quinzena de maio”, disse nesta semana a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, em entrevista a vários canais de imprensa.

Ainda ficam impedidos os shopping centers, galerias e centros comerciais, academias e centros de esportes em geral.

Decreto Pref. Curitiba novas medidas de postura sanitária no combate ao novo coronavírus


São José dos Pinhais pode seguir a Capital
O Comitê de Combate à Crise da Prefeitura de São José dos Pinhais e a Associação Empresarial (ACIAP) fizeram reunião ontem (15) para estudar reabertura comercial. Segundo a Prefeitura, a retomada seguiria protocolos de segurança de retorno de atividades comerciais não essenciais, também com uso obrigatório de máscaras de quem atende e quem será atendido.

Participaram do encontro o presidente da Aciap, Sidnei Nascimento, prefeito Toninho Fenelon, o presidente da Câmara de Vereadores, Assis Manoel Pereira, acompanhados de secretários municipais, como de Saúde, Débora Chemin, de Indústria, Comércio e Turismo, Giam Celli, da Segurança, Aderson Bissoli, e o procurador geral do município, Áriston Ghidin.

Boletim de ontem (15) do Departamento de Promoção e Vigilância da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, com os dados da Secretaria de Estado de Saúde, aponta 01 testado em investigação na cidade, 02 internados, 159 casos descartados, 16 casos positivos (12 mulheres e 04 homens) e 07 recuperados.


Acesse o mapa do coronavirus da Prefeitura de São José dos Pinhais


PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: