São-joseense morto por coronavírus tinha 53 anos e morava no bairro Aristocrata


Enfermeira e servidora testou positivo. Segundo Prefeitura, cidade tem 39 leitos de UTI e com mais contaminação número pode aumentar em 15 vagas.

Blog Single Mapa Covid Prefeitura de São José dos Pinhais pode ser acessado diariamente
São José dos Pinhais teve ontem (29) o comunicado, pela Prefeitura, do que provavelmente se confirmou como o primeiro óbito de outros possíveis na cidade por causa do coronavírus. Um morador do bairro Aristocrata de 53 anos faleceu enquanto foi atendido pela rede hospitalar privada em Curitiba. Outras cidades metropolitanas, como Pinhais e Campo Largo, já haviam registrado mortes, sendo duas em cada município, desde que a pandemia surgiu no Brasil no mês de março e gerou vítimas fatais.

O óbito aconteceu seis semanas depois que a Prefeitura de São José dos Pinhais emitiu o primeiro decreto para conter a contaminação, sendo o de nº 3.726 de 17 de março que, entre várias medidas, suspendeu as aulas na rede municipal e atendimento público nas secretarias municipais. O comércio e serviços considerados de natureza não essencial foram impedidos no decreto nº 3.782 de 20 de março. O retorno das atividades comerciais, com obrigatoriedade de uso de máscaras, incluindo nas ruas e ônibus, tanto pelas pessoas que atendem quanto a clientela, veio como n° 3.795 de 22 de abril de 2020.

Por meio de um mapa coronavírus, denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a manhã de hoje (30), os dados mostram 25 casos confirmados, 15 mulheres e 10 homens, média de 42 anos de idade, com 01 pessoa internada, 05 em isolamento domiciliar e 19 recuperados. Este levantamento ainda trata de 23 casos em investigação e 191 negativos para a doença. O homem que morreu seria o 26º caso. Como outras cidades e orientações do governo do Estado, o teste é feito apenas nos avaliados que apresentem sintomas mais graves.

Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais

A secretária municipal da Saúde, Débora Chemin, em live no Facebook, enfatizou que a população não pode diminuir a prevenção e deve aumentar os cuidados, até porque os profissionais da área se contaminam. “Temos uma servidora, enfermeira, que foi afastada para cumprir quarentena em casa depois que testou positivo”, disse Débora Chemin.


39 leitos de UTI em SJP
Caso não seja possível acompanhamento em casa, os pacientes serão internados no Hospital Municipal São José dos Pinhais (HMSJP) ou na Unidade de Atendimento Avançado da Avenida Rui Barbosa. A unidade foi recentemente reformada pela Prefeitura de São José dos Pinhais e passa a atender com exclusividade pessoas com suspeita de coronavírus, todos os dias, das 7h às 24h. No HMSJP são 10 vagas de UTI adulto. Com a UPA Afonso Pena, incluindo leitos infantis, mais a Unidade de Atendimento Avançado da Rui Barbosa, de acordo com a Prefeitura, o município dispõe de 39 leitos de UTI e poderia ampliar o número para mais 15 vagas.

Estrutura vinculada ao SUS
Hospital e Maternidade São José dos Pinhais
(41) 3283-5522
Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, nº 1747 – CEP: 83.005-040
Bairro: São Pedro

Unidade de Pronto Atendimento Afonso Pena
(41) 3380-0300
Rua Francisca de Souza Cortes, 460
Bairro: Parque da Fonte

Casos suspeitos podem procurar o atendimento via telefone pelo número (41) 3381-6388 ou Whatsapp pelo (41) 98508-0364.

PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: