Novo decreto da Pref. SJP para amanhã (02) permite igrejas e shoppings


[Atenção: atualização da matéria] Locais de missas e cultos só com 15% da capacidade e galerias e shoppings em 50%.

Blog Single Espaços públicos religiosos e comerciais terão que abrir em horário restrito
[Atualização: ver link abaixo]

A Prefeitura de São José dos Pinhais publicou o novo decreto nº 3.800, de 30 de abril de 2020, que possibilita a reabertura de igrejas, galerias e shoppings. As normas, da mesma forma que impõem restrições ao comércio de rua, com exigência de máscaras para quem atende e também máscaras nos clientes, condiciona ocupação máxima quanto a capacidade em 15% nas missas e cultos e 50% no caso de shopping. A primeira reabertura ao comércio ocorreu há uma semana no dia 24 de março via o decreto nº 3796. Na última quinta (29), a cidade registrou a primeira morte na pandemia do coronavírus, sendo um homem de 53 anos morador no Bairro Aristocrata, atendido na rede privada de Curitiba.

Por meio de um mapa coronavírus, denominado Painel Covid Prefeitura de São José dos Pinhais, até a manhã de hoje (01), os dados mostram 30 casos confirmados, 18 mulheres e 12 homens, média de 43 anos de idade, com 01 pessoa internada, 02 em isolamento domiciliar, 02 sem informação e 24 recuperados. Este levantamento ainda trata de 23 casos em investigação e 191 testes negativos para a doença. Como outras cidades e orientações do governo do Estado, o teste é feito apenas nos avaliados que apresentem sintomas mais graves.

Segundo o prefeito Toninho Fenelon, a higiene e número de fiéis nas igrejas foram assuntos tratados com as lideranças religiosas por vários dias. “Nossa cidade é referência na prevenção e conscientização e as igrejas seguem nesse sentido de combater o vírus e reabrir sem deixar os cuidados de lado”, fala Toninho Fenelon.


Shopping São José
Cinemas, bares e parques de entretenimento estão impedidos de funcionar de acordo com o novo decreto. O Shopping São José, maior praça de compras do município com mais de 100 lojas e restaurantes, divulgou nota que atenderá as exigências com horário limitado. O shopping São José retoma a atividades de segunda à sábado das 12h às 20h. Domingos e feriados, o setor de alimentação funcionará das 12h às 20 enquanto que as lojas das 14h às 20h.

“O empreendimento continuará acolhendo famílias e visitantes de todas as idades, mas ciente de que o cenário é distinto e precisa de muito mais atenção, cuidados e protocolos específicos, seguindo todas as recomendações do governo e dos órgãos da saúde frente a pandemia. Desde a porta de entrada, ações estão sendo tomadas e se estendem por todos os espaços do empreendimento, como álcool em gel em diversos pontos. Além disso, todos os colaboradores receberam máscaras e treinamento de como usar o equipamento e cuidados essenciais nesse período. Nos sanitários, os secadores de mãos foram substituídos por papeleiras e em diversos pontos do shopping é possível encontrar as demarcações de filas respeitando 1,5 metro de distância”, explica o superintendente do Shopping São José, Marcos Raidan.


39 leitos de UTI em SJP
Caso não seja possível acompanhamento em casa, os pacientes serão internados no Hospital Municipal São José dos Pinhais (HMSJP) ou na Unidade de Atendimento Avançado da Avenida Rui Barbosa. A unidade foi recentemente reformada pela Prefeitura de São José dos Pinhais e passa a atender com exclusividade pessoas com suspeita de coronavírus, todos os dias, das 7h às 24h. No HMSJP são 10 vagas de UTI adulto. Com a UPA Afonso Pena, incluindo leitos infantis, mais a Unidade de Atendimento Avançado da Rui Barbosa, de acordo com a Prefeitura, o município dispõe de 39 leitos de UTI e poderia ampliar o número para mais 15 vagas.

Estrutura vinculada ao SUS
Hospital e Maternidade São José dos Pinhais
(41) 3283-5522
Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, nº 1747 – CEP: 83.005-040
Bairro: São Pedro

Unidade de Pronto Atendimento Afonso Pena
(41) 3380-0300
Rua Francisca de Souza Cortes, 460
Bairro: Parque da Fonte

Casos suspeitos podem procurar o atendimento via telefone pelo número (41) 3381-6388 ou Whatsapp pelo (41) 98508-0364.


SHOPPING PERMANECE FECHADO POR TEMPO INDETERMINADO


PautaSJP.com

Mais imagens desta notícia

Compartilhe esta notícia no Facebook: